29 dezembro 2005

Bernardo Villar impressionado com o entusiasmo dos portugueses

A primeira grande maratona do Lisboa-Dakar já começou para Bernardo Villar, com a incursão ao Centro Cultural de Belém. Tratou-se das verificações técnicas e administrativas, ritual que o piloto português já está familiarizado mas com contornos diferentes do habitual, pois contou com a presença dos filhos no decorrer dos trâmites burocráticos que a prova africana exige.

"Cheguei tão cansado ao final das verificações, técnica e documentais, como se fosse uma etapa", foi desta forma que Bernardo Villar, embora com um enorme sorriso nos lábios, descreveu o primeiro contacto a sério com a 28.ª edição do Dakar, este ano com partida da capital portuguesa.

O piloto português, que conta com a fiabilidade de um Nissan Patrol GR preparado pela Promotech para alcançar os seus objectivos, que passam, obviamente, por chegar ao Lago Rosa, na capital senegalesa, foi sem dúvida uma das figuras de proa da prova mais notadas no Centro Cultural de Belém, até pelo simples facto de ter sido acompanhado pelos seus três filhos.

"Foi uma experiência enriquecedora para os meus filhos que, desta forma, puderam ver como se procediam as verificações. Pese embora o longo percurso, o certo é que adoraram a experiência e, no final, queriam mais. Foi surpreendente como me acompanharam activamente nesta labuta", conferiu Bernardo Villar, um "veterano" destas andanças e que, de forma paulatina, está a transmitir a azáfama aos seus três filhos.

Para o piloto português que já enfrentou as areias do deserto do "Dakar" por oito vezes de moto e outras três de carro, "outra das situações que muito me sensibilizou foi, efectivamente, a "romaria" proporcionada pelos portugueses junto do Centro Cultural de Belém. Sinceramente, foi impressionante ver tanta gente, e bastante acolhedora, que se reuniu em torno desta acção, dando-nos todo o incentivo para a prova".

Depois deste acalorado banho de multidão, Bernardo Villar já só pensa na primeira "especial" da prova, em território nacional: "Estamos motivados e prontos para este novo desafio. No entanto, e ao contrário do que estava habituado, em que aproveitava o espaço entre as verificações e o início da prova para "fazer" turismo, estou em casa a trabalhar, tranquilo e sem grandes preocupações".

"Contudo, gostaria de referenciar o brilhantismo evidenciado pela organização. Durante o meu "percurso" nas verificações, fui testemunha de que tudo correu na perfeição, o que nos deixa obviamente bastante felizes, porque mais uma vez demonstrámos que sabemos receber e organizar grandes eventos", confidenciou Bernardo Villar.

Em jeito de rodapé, o piloto do Pinhal Novo, que defende as cores do Team Brisa/ Cetelem, fez questão de mencionar que "encontrei um grande amigo e que se dá pelo nome de Hubert Auriol. Trata-se de uma referência do "Dakar", quer no que concerne à organização, quer no que diz respeito à qualidade de piloto. Para além de já ter vencido a prova em motos (1981 e 1983) e automóveis (1992), foi durante largos anos director de prova, mais concretamente entre 1995 e 2003. Naturalmente que foi um reencontro que me deixou bastante satisfeito, até pela oportunidade que tive em apresentá-lo à minha família, como também tenho muito orgulho em ser amigo dele e a quem desejo as maiores felicidades para a sua prova".

FONTE: www.lisboadakar2006.iol.pt/