30 dezembro 2005

Já começou o Lisboa Dakar (IV)

Selecção de textos recolhidos do sitio oficial em www.dakar.com

Jean-Louis Schlesser: "Estaremos na competição"
"Nestes últimos anos, fui muito cuidadoso porque as Mitsubishis eram de facto melhores do que os demais. Mas este ano, estaremos na competição. Trabalhamos no buggy durante toda a temporada. Fizemos testes extensivos e acredito que estamos prontos. O facto de que temos três carros com Magnaldi e Servia é uma boa notícia porque posso me concentrar em atacar. O retorno da navegação real também é interessante e irá mudar bastante as coisas. O deserto é aberto, e assim é a corrida. P espírito do Dakar está de volta e estou feliz com isso, especialmente se puder capitalizar em cima disto."


David Frétigné: "Sem medo de arriscar"
Sozinho contra todos. Ou quase... David Frétigné será mais uma vez um dos maiores rivais dos pilotos da KTM em sua moto oficial da Yamaha. "Estou ansioso por começar a corrida e entrar no ritmo do rali. Trabalhamos bastante na moto para aprimorar a posição de pilotagem, o conforto, para que eu me sinta mais descansado. Não acredito que a nova regra relativa à velocidade irá mudar a corrida. No entanto, acredito que o evento será vencido graças à navegação. Gosto de tomar iniciativas e não tenho medo de arriscar. De qualquer forma, farei o meu melhor e espero chegar ao pódio."


Luc Alphand: "Que vença o melhor..."
"É óptimo. Tenho muita sorte em guiar para a Mitsubishi, que me deu um carro practicamente perfeuto em uma equipa perfeitamente preparada para sua 24ª aparição no rali. Esta estabilidade é perfeita porque todos sabem o que precisam fazer. Nestas condições, o único factor decisivo é o piloto. Mas melhorei bastante graças à minha boa temporada na Taça do Mundo e as minhas duas primeiras vitórias na Tunísia e em Portugal. Ganhei bastante confiança, e agora é a hora de fazer a diferença no Dakar. Obviamente, a competição deverá ser dura com a VW, que diminuiu a diferença entre nós, e também a Schlesser, que tem os automóveis mais velozes. Mas não se esqueçam de meus companheiros de equipa! Entre nós, o clima é óptimo, somos um verdadeiro grupo de amigos e embora todos esperemos vencer, há muito respeito entre nós. Que vença o melhor..."
12:42 - automóvel
Stéphane Peterhansel: "Esta largada em Portugal é óptima"
"É verdade que a Volkswagen trabalhou duro e deve aproximar-se de nós na competição. Mas não nos preocupamos com o que eles fizeram e nosso carro foi aprimorado e deve ser ainda melhor, então tudo deve correr bem. Além disto, passamos bastante tempo juntos e a atmosfera é excelente entre nós. Todos nós temos o mesmo automóvel, mas há um real espírito de equipa e isto pode vir a ser um factor decisivo caso haja problemas. De facto, se eu não vencer, ficaria feliz se um dos meus companheiros de equipa o fizer. Esta largada em Portugal é mesmo óptima, em primeiro lugar porque o sol está a brilhar, mas também porque este ano teremos uma verdadeira corrida na Europa, e não somente ligações e especiais curtos."


Nani Roma: "Mal posso esperar para partir"
Elegantemente vestido no vermelho e preto oficiais da equipa Mitsubishi, Nani Roma parecia extremamente relaxado e concentrado antes de enfrentar as verificações. "Mal posso esperar para partir", admitiu o espanhol, que recentemente passou por uma semana de treinamentos com toda a equipa em Douarnenez (França). Ele irá começar o seu segundo Dakar sobre quatro todas sem a menor pressão, explicando que "somente a corrida irá decidir as tácticas.Em um Dakar, a estratégia pode rapidamente perder a importância. Minha experiência sobre quatro rodas apenas começou. Tenho que aprimorar meu ritmo de corrida e continuar a aprender."


Jose Luis Monterde: "Fui feito para corridas de maratona"
O piloto de Castellón chegou para as verificações atrás do volante de sua BMW X5: o único deste modelo da equipa alemã este ano, uma vez que os outros três veículos são X3s. "O novo automóvel X3 é muito mais potente. Trabalhou-se bastante para diminuir o peso do veículo. Mas como não tive a oportunidade de testar o carro, preferi participar com este modelo que conheço bem." Monterde, no entanto, sente-se ambicioso e quer chegar entre os dez primeiros. "É a corrida para mim. Gosto de maratonas e sou geralmente melhor na segunda semana."


Nasser Al Attiyah: "Nada a ver com a BMW do ano passado"
Os primeiros grandes nomes a aparecer no estacionamento para as verificações foram os rapazes da BMW X-Raid boys, quatro veículos com a clara intenção de dar trabalho às equipas Mitsubishi e Volkswagen. Provavelmente o mais rápido e promissor dos pilotos da X-Raid, Nasser Al Attiyah parecia ansioso para começar a batalha. O qatari, que terminou em 10º no seu primeiro Dakar em 2004 e era o terceiro quando abandonou a corrida no ano passado, acredita que sua X3 tem um grande potencial. "O carro não tem nada a ver com o do ano passado. É muito melhor, muito mais veloz. Eu realmente acredito que posso conquistar um grande resultado desta vez." Al Attiyah irá de facto guiar um novo modelo de X3 model assim como seus companheiros de equipa Guerlain Chicherit e Alfie Cox, enquanto José Luis Monterde irá participar em uma X5.

1 comentário:

Anónimo disse...

Keep up the good work »