Stéphane Peterhansel é, sem dúvida, o homem que dominou o Dakar nos últimos quinze anos. Estreando-se a vencer nas motos em 1991, juntou depois disso aos seus seis sucessos nas duas rodas um duplo título em automóveis. O líder do Team Mitsubishi Ralliart domina este ambiente melhor do que ninguém e programou uma vez mais a sua temporada em função do habitual encontro de início de ano. A sua recente vitória no Desert Challenge dos Emirados Árabes Unidos, onde “apenas” ganhou as oito especiais no programa, atesta esta sua subida em regime progressivo e calculado.
O vencedor das duas últimas edições não está convencido nem velho. Para chegar ao “tri”, « Peter » deverá, antes do mais, acautelar-se das armadilhas desta edição do Euromilhões Lisboa-Dakar, de que já possui experiência depois da crueldade que o destino lhe pregou em 2003, mas também terá de estar atento aos seus rivais na pista. O seu colega de equipa, Luc Alphand, que não é particularmente reconhecido por seguir uma táctica de corrida, demonstrou no ano passado (em que foi segundo) que tinha adquirido a maturidade necessária para desafiar o sue “irmão mais velho”. As suas vitórias no Rali da Tunísia e na Baja de Portalegre confirmaram essa ideia. O duplo vencedor da prova, Hiroshi Masuoka, também ele membro da família « Mitsu», também estará atento à sua oportunidade.
O perigo que ameaça o piloto vedeta da equipa japonesa vem de outro importante construtor, a Volkswagen, que surge bastante ameaçadora nesta sua terceira participação na prova. A nova versão do Race Touareg será pilotada por Bruno Saby, vencedor da Taça do Mundo de Rallye Raid com três vitórias na Argentina, Marrocos e Turquia. O vencedor do Dakar de 1993 divide a liderança da equipa com Jutta Kleinschmidt, vitoriosa em 2001 e terceira no ano passado, e ainda com o recordista de vitórias em provas do Campeonato do Mundo de Ralis, Carlos Sainz, a quem muitos vaticinam um futuro « à Vatanen ».
Graças a uma mudança no regulamento que os autoriza de novo a utilizar o sistema de enchimento-esvaziamento automático dos pneus, os buggy de duas rodas motrizes poderão entrar de novo na luta pela liderança da prova. Jean-Louis Schlesser, vencedor em 1999 e em 2000, fará alinhar três veículos destes, com Thierry Magnaldi como novo recruta do grupo.
OS PRINCIPAIS FAVORITOS: Peterhansel-Cottret (Fra/Fra – MIT), Alphand-Picard (Fra/Fra – MIT), Masuoka-Maimon (Jap/Fra – MIT), Saby-Périn (Fra/Fra – VW), Kleinschmidt-Pons (Ale/Ita –
VW), De Villiers-Thörner (Afs/Sue – VW), Sainz-Schulz (Esp/All – VW), Schlesser-Borsotto (Fra/Fra – SCH), Magnaldi-Debron (Fra/Fra – SCH), Sousa-Lurquin (Por/Bel – NIS)
Fonte: DAKAR.COM
15 dezembro 2005
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