13 dezembro 2005

Categoria moto: todos atrás de Despres

O exame da lista de inscritos na categoria de motos conduz a uma evidência: o detentor do título é igualmente o grande favorito para a edição de 2006. Cyril Despres, que construiu progressivamente a sua vitória depois de ter subido aos segundo e terceiro degraus do pódio, parece ter adquirido a solidez necessária para bisar. O tecnicismo do campeão do Mundo de enduro de 2001, aliado à experiência acumulada nos últimos cinco anos, principalmente em matéria de navegação, dá-lhe um comprimento de avanço face aos seus adversários. As suas vitórias na presente temporada nos Ralis da Turquia e da Tunísia, bem como no Roménia, confirmaram a sua posição dominadora na disciplina de rallye raid.



Mas o Dakar reserva sempre grandes surpresas e vários e valorosos pretendentes estarão à espreita, logo a partir de Lisboa, de um qualquer deslize de Depres. Do lado das motos azuis da KTM-Gauloises, o novo recruta Isidre Esteve Pujol, 4º na classificação final de 2001 e 2005, não deixou a casa espanhola para fazer apenas um papel de companheiro de equipa de luxo. A equipa KTM-Repsol, que tinha concretizado os seus objectivos em 2004 com a vitória de Roma, não parece com intenção de assistir apenas e quererá entrar na guerra a Depres. O campeão do Mundo de 2005, Marc Coma, que terminou em segundo no ano passado, a 9m 17s, também não deverá andar longe. O mesmo sucede com os seus colegas de equipa, Giovanni Sala e Jordi Duran.
O limite de velocidade (este ano de 160 Km) e as alterações regulamentares respeitantes à navegação poderão igualmente alterar os dados na cabeça da corrida. David Frétigné, aos comandos da sua Yamaha de duas rodas motrizes 450cc, poderá estar, pelo menos em teoria, menos desprotegido face às KTM. Se a hipótese se concretizar, terá ensejo de aspirar um pouco mais do que a vitórias nas etapas nesta sua terceira participação no Dakar.
OS PRINCIPAIS FAVORITOS : Despres (Fra – KTM), Esteve Pujol (Esp – KTM), Coma (Esp – KTM), Sala (Ita – KTM), Duran (Esp – KTM), Frétigné (Fra – Yamaha), De Gavardo (Chi – KTM), Ullevalseter (Nor – KTM), De Azevedo (Bre – KTM).



FONTE: Dakar.com

Sem comentários: