22 dezembro 2005

Quase 180 países vêem o Lisboa-Dakar pela TV

Mais de 75 canais vão transmitir em perto de 180 países o dia-a-dia do Rali Lisboa-Dakar. Ao todo, serão cerca de 600 horas de emissão. São estes os números avançados pela francesa ASO, responsável pela organização do evento.Esta é a primeira vez que o Dakar parte de um país que não a França ou Espanha, um cenário que deve repetir-se nos próximos dois anos, de acordo com Rui Oliveira, da Lagos Sport, a entidade que organiza a fase da prova que decorre em solo português (ver Desporto, página 36).Em Portugal, os direitos de transmissão televisiva pertencem à RTP, que já assegurou também a exclusividade para as próximas duas edições da competição.O canal público será uma das 25 estações com repórteres no local. As restantes vão difundir conteúdos produzidos pela própria organização. O subdirector de informação da RTP Miguel Barroso adiantou que toda a prova será acompanhada, mas disse não estarem ainda definidos os moldes da cobertura.Os números da ASO apontam para uma cobertura jornalística próxima da de 2005. Nesse ano, 87 canais foram responsáveis por 563 horas de emissão televisiva em 187 países, e foram publicados mais de 7000 artigos só na imprensa francesa, alemã, espanhola e inglesa.Patrocínio. O Rali Lisboa-Dakar é patrocinado em 1,5 milhões de euros pela marca portuguesa Euromilhões.A directora comercial e de marketing dos Jogos Santa Casa, Maria José Louro, considera que, por ser o primeiro ano em que a prova se inicia em Portugal e por a marca estar a comemorar o primeiro aniversário "com resultados bastante satisfatórios", esta é uma "oportunidade para fazer a associação, que irá beneficiar de grande projecção nacional e internacional".A responsável explica que o investimento feito pela Santa Casa deve ser compensado por um aumento de receitas "Esperamos retorno financeiro, quer com o investimento publicitário que contamos efectuar directamente nos meios, sobretudo nos que são media oficiais da prova, quer através da cobertura meditática que o rali vai ter e na qual, por sermos title sponsor, teremos, certamente, visibilidade".O patrocínio, sublinha Maria José Louro, é feito apenas pelo Euromilhões português "Como é um jogo coordenado internacionalmente, mas explorado ao nível de cada país, temos a possibilidade de concretizar estratégias de marketing nacionais."

1 comentário:

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
license plate frames script bmw Dance lessons northern virginia Tamiflu supply