28 dezembro 2005

NÚMERO 1 - GAULOISES KTM * Cyril Despres (FRA)

A história de Cyril Despres parece um verdadeiro conto de fadas. Mecánico há seis anos, ele encontra-se hoje na posição de candidato ao título deste 28º Euromilhões Dakar. Aos 31 anos, o francês é sem dúvida o homem a seguir à frente da corrida na categoria motos, e o sucesso de sua temporada 2005 confirma seu status de grande favorito.

Ao preparar-se para participar de seu primeiro Dakar, em 2000, este parisiense de origem não suspeitava que pudesse tornar-se num dos melhores motociclistas de rali-raid do mundo. Após alguns experimentos em enduro e trial (primeiro francês no Trêfle Lozerien), ele entrou em seu primeiro Dakar em 2000 com um amigo. Enquanto pilotos como Richard Sainct ou Nani Roma já lutavam pela vitória, o neófito Despres prosseguia em seu aprendizado, o que não o impediu de terminar na 16ª colocação geral no Cairo.


O ano seguinte foi o da revelação para Cyril. Ao guidão de uma Honda 650, ele terminou em 3º no rali da Tunísia e venceu o rali do Marrocos ! Seus resultados foram inevitavelmente notados e lhe permitiram integrar a equipa BMW no Dakar 2001 como 4º piloto. Carregador de água de luxo de Nani Roma, ele deu-se ao luxo de voltar ao Dakar na 13ª colocação geral e, a cereja no topo do bolo, de ganhar seu primeiro especial africano. Para o Arras – Madri – Dakar em 2002, Despres foi recrutado pela armada KTM, mas um sangramento mal-posicionado o fez cair pesadamente e abandonar a corrida na sétima etapa.

Em 2003, para o Marselha – Sharm El Sheik, ele confirmou as ambições assinaladas no ano anterior no Marrocos e na Tunísia, ganhando três especiais e terminando na segunda posição do pódio no Egito, entre duas lendas da estrada : Richard Sainct e Fabrizio Meoni.

Na temporada seguinte, Cyril acelerou a marcha e conquistou o título de campeão do mundo de rali-raid 2003. O piloto da KTM continuou então a superar os níveis, impodo-se particularmente no Marrocos. Fortalecido por estes resultados, ele abordou o Dakar 2004 com o objectivo único de conseguir o precioso Graal. Graças a um início de corrida exemplar e de evidentes qualidades de estratégica, ele alcançou o primeiro lugar geral após a sétima etapa. Mas o dia seguinte lhe foi fatal : um dia « sem » em que tudo deu errado (problema de GPS, falta de combustível) para destruir suas esperanças de vitória. Mesmo assim, ele conseguiu terminar na terceira posição em Dakar.

Após sentir o gosto das duas posições menos importantes do pódio, Cyril Despres conquistou seu primeiro sucesso em 2005, na etapa circular Atar-Atar, a partir da qual ele descartou a concorrência pelo restante do rali. A morte de Fabrizio Meoni no dia seguinte só lhe deu um motivo adicional para levar as cores da equipa KTM Gauloises, já afetada pelo desaparecimento de Richard Sainct alguns meses antes, ao topo do pódio. Apesar de uma penalidade, que reduziu seu avanço sobre Marc Coma dois dias antes da chegada, a missão foi completada em Dakar.


As conquistas no Dakar de Cyril Despres


2005 Vencedor, Barcelona – Dakar (2 vitórias de etapas)
2004 3º, Clermont-Ferrand – Dakar (4 vitórias de etapas)
2003 2º no Telefonica-Dakar
2002 Abandonou, Arras-Madri-Dakar
2001 13º, Paris-Dakar (uma vitória de etapa)
2000 16º, Dakar - Cairo (2º da categoria 400)
1999 1º nacional no Gilles Lalay Classique
1º nacional no Trèfle Lozérien
1998 Campeão da França de enduro nacional B
13º no rali da Tunísia
1993 Campeão da França de trial sénior

FONTE: dakar.com