21 dezembro 2005

Um novo aventureiro com destino ao Lago Rose no Dakar

Adélio Machado será mais um estreante entre a comitiva lusa na 28ª edição do Lisboa/Dakar. O piloto famalicense que iniciou este ano a sua passagem pelo Todo-o-Terreno confirmou já a sua participação na mítica prova pontuável para o Campeonato do Mundo de TT que terá este ano partida da capital portuguesa. Para este jovem empresário famalicense que tem conseguido inúmeros sucessos profissionais em Paris, sede de uma das principais empresas do ramo imobiliário, a participação no Lisboa/Dakar é mais um desafio que tem por objectivo cumprir no plano desportivo, depois da estreia no nacional, primeiro como navegador e depois como piloto "a experiência que adquiri nestas cinco provas no TT poderá ser escassa para enfrentar uma tão dura prova da especialidade como é o Dakar. Contudo, vou determinado apenas em terminar, esse é o meu grande objectivo. Tenho a consciência plena das dificuldades que vou encontrar, essencialmente nas etapas do deserto e ao nível da navegação. Para tal, precavi-me e conto com a experiência do Laurent Flamant, um Francês com conhecimento do deserto, que escolhi para ser o meu navegador", adiantou Adélio Machado. Este motard que já por quatro vezes esteve presente nas duas rodas nesta mítica e dura prova de TT, terá a responsabilidade de ditar as "notas" na difícil navegação pelos estradões de terra e imensa areia do deserto até ao lago Rose, no Senegal "O entrosamento com o Flamente será perfeito. Tivemos já um bom ensaio na última Baja de Portalegre, apesar dele não estar muito habituado a este tipo de provas, pois só tem participado nas maratonas do deserto, mas deu-se muito bem com as pistas Alentejanas. Estou convicto que faremos uma boa dupla", afirmou o piloto que se apresentará no próximo dia 28 de Dezembro às verificações técnicas e documentais com um Toyota Land Cruiser preparado pela Toyota França.
Um desejo que se tornou realidade num curto espaço de tempo. Ainda o nacional de Todo-o-Terreno ia a meio e já o piloto de Famalicão manifestava a sua intenção em chegar a Dakar "sou uma pessoa com objectivos e convicções. Tinha por meta um dia participar na mais dura e completa prova de TT do mundo. Talvez não espera-se em tão curto espaço de tempo atingir este propósito. Em meados de Julho tomei a iniciativa de apresentar este projecto aos empresários e amigos de Paris. Comecei pela capital francesa por ser a «nacionalidade» do Dakar" começou por dizer o bem sucedido empresário/piloto famalicense.




Como tudo na vida, há sempre uma primeira vez. E como ninguém nasce ensinado, há que ter a "humildade" de perguntar e aprender. É isso que Adélio Machado tem feito ao longo destes últimos dias que antecedem o Lisboa/Dakar "para além da intensa e cuidada preparação física, tenho procurado aprender ao máximo, com pessoas experientes e com conhecimento de condução, essencialmente na transposição das dunas de areia". Depois de uma curta incursão pelas pistas Tunisinas, Machado tem mantido vários contactos com o "professor" e o mais representativo piloto luso no Dakar, o "veterano" Paulo Marques.

O "Marquês" vai já na sua decima terceira participação "quem melhor que o Paulo para me dar umas dicas para evitar e transpor algumas dificuldades que vou encontrar ao longo das difíceis quinze etapas do Dakar. Antes mesmo do teste que realizamos na Tunísia troquei algumas impressões com o meu compatriota que me muito proveitosas. Vou continuar a ser submisso aos ensinamentos do Marques para por em prática nesta minha primeira de muitas participações no Dakar. A navegação é importantíssima, vamos ter ao nosso dispor apenas três fontes de informação: os Waypoints ocultos, o road-book e o rumo seguido, pelo que é essencial aprender a usa-los" afirmou convicto das suas intenções o mais novo piloto famalicense de TT.

Sem comentários: