26 dezembro 2005

NÚMERO 307 - Volkswagen * Carlos Sainz (ESP) – Andreas Schulz (ALE)

Depois de Ari Vatanen, Juha Kankkunen e Colin McRae, um novo múltiplo campeão do mundos dos ralis estará alinhado na largada do Dakar este ano, e não é por menos: o espanhol Carlos Sainz é o recordista de vitórias do WRC (Campeonato do Mundo de Rali) com 26 triunfos. Consagrado em 1990 e 1992, o madrilenho possui quatro títulos de vice-campeão e, em 17 anos de presença no WRC, subiu 11 vezes ao pódio final do campeonato mundial. E esta talvez seja a maior qualidade do ex-campeão espanhol de squash, título conquistado aos 16 anos de idade: a regularidade em suas performances. Seus 97 pódios no WRC são uma prova disto !




Apesar de uma velocidade de arrancada e de um prazer ao volante sempre intactos, conforme demonstrou nos seus 4º e 3º lugares nos ralis da Turquia e da Grécia em 2005, ele teve apenas uma presença temporária na Citroën como substituto de François Duval, uma vez que « O Imperador » decidiu ao fim de 2004 deixar seu lugar para os jovens do WRC. Mas após dedicar alguns meses a sua família, Carlos Sainz rapidamente recebeu diversas propostas para preparar sua reconversão. Entre elas, a oferta da Volkswagen desde o início da temporada 2005, com vista para uma primeira participação no Dakar. Foi uma oferta difícil de ser recusada pelo eterno aficionado que é ‘’sócio’’ do Real Madrid.

Aos 43 anos, Carlos Sainz embarca fortemente no Dakar com uma reputação de eterno aspirante à vitória, mesmo que ele próprio evite visar tal objetivo em sua primeira participação. Totalmente novato em ralis-raid, o madrilenho esperava dar os seus primeiros passos na disciplina na ocasião do Rali dos Faraós, e depois no de Dubai. Como a Volskwagen abriu mão da sua participação em ambas as provas, preferindo efectuar longos encontros de teste, o espanhol somente guiou seu Race Touareg 2 em corrida na Baja Portalegre, onde o terreno é bastante parecido com o que lhe era familiar no WRC. Apesar da bela 3ª colocação geral, coroada com um scratch no último especial, o duplo campeão do mundo de rali não é menos neófito em matéria de deserto e terá muito o que aprender antes de poder atacar.

No entanto, tal prudência pode tornar-se na sua melhor arma em uma 28ª edição marcada por um retorno à navegação, um sector em que ele poderá contar com a experiência de seu navegador, o alemão Andreas Schulz, duplo vencedor da prova em 2001 e 2003. Resta saber se isto será o suficiente para que Carlos Sainz iguale a performance de Ari Vatanen, campeão de seu primeiro Dakar quando de sua primeira participação em 1987…


As conquistas no « Dakar » de Carlos Sainz

2006 Primeira participação no Euromilhões-Lisboa-Dakar


Co-piloto : Andreas SCHULZ (ALE)

• Primeira participação no Dakar em 1990
• Vencedor do Dakar em 2001 com J. Kleinschmidt e em 2003 com H. Masuoka
• Co-piloto no Dakar de Hiroshi Masuoka (94-2000, 2003, 2005), Jutta Kleinschmidt (01-02) e Andrea Mayer (2004)

FONTE: dakar.com

Sem comentários: