08 janeiro 2007

Portugueses têm hoje primeiro grande teste às lideranças


Os portugueses Carlos Sousa, em carros, e Hélder Rodrigues, em motos, têm hoje o primeiro grande teste às respectivas lideranças no rali Lisboa-Dakar 2007, quando iniciarem a terceira etapa, a primeira a disputar fora de Portugal.

Depois de terem concluído na liderança as duas etapas disputadas em território português - Lisboa-Portimão e Portimão-Málaga (Espanha) - Sousa (Volkswagen) e Rodrigues (Yamaha) vão ter pela frente o primeiro obstáculo de peso, uma tirada de 648 quilómetros, 252 dos quais cronometrados, entre as cidades marroquinas de Nador e Er Rachidia.

Sousa, que tinha ganho com algum conforto a etapa inaugural da 29ª edição, teve domingo um dia menos positivo, terminando a segunda tirada em nono lugar, mas conseguiu conservar a liderança da geral, embora disponha de apenas 45 segundos de vantagem sobre o espanhol Carlos Sainz.

O piloto oficial da Volkswagen é segundo, fez o melhor tempo domingo e hoje tenta ao assalto ao primeiro posto, numa etapa em que a navegação será chave e em que os Mitsubishi vão tentar de novo aproximar-se da frente da classificação, depois do mau início em Portugal.

Destaque ainda para Miguel Barbosa (Proto Dessoude), que fez domingo oitavo tempo e arranca para a etapa na 15ª posição da geral.

Nas motos, Hélder Rodrigues tem uma vantagem de 47 segundos sobre o compatriota Ruben Faria (Yamaha), a quem uma queda na segunda tirada o afastou do primeiro posto da geral, depois da vitória na etapa inaugural do rali.

A incógnita será saber como reage o joelho de Faria, que sofreu um forte traumatismo na queda de domingo, mas há boas perspectivas para os portugueses, sobretudo para Rodrigues, que dispõe de uma vantagem de 6.29 minutos sobre o terceiro, o espanhol Isidre Esteve Pujol (KTM), terceiro da geral.

Elisabete Jacinto (MAN) também regressa hoje à competição, depois de domingo os camiões não terem participado na segunda etapa, que ligou Portimão a Málaga e pôs termo à organização portuguesa neste edição da prova, que conseguiu, segundo o responsável dos organizadores franceses, Etienne Lavigne, realizar a "melhor partida dos últimos 20 anos".


Fonte: infordesporto.pt

Sem comentários: