07 janeiro 2007

Segunda etapa

Após a prova das categorias carro e moto de ontem, Portugal recomeçou novamente a festa nesta segunda e última Especial do ano. Numa tirada desenhada nas colinas algarvias onde a terra substitui a areia de ontem, Hélder Rodrigues conseguiu a sua primeira vitória no Dakar ultrapassando o seu compatriota Ruben Faria, vencedor da etapa de ontem.

Hélder Rodrigues bisava a vitória na primeira etapa do Dakar, mas teve que esperar 24 horas para cumprir o seu objectivo. O português, duas vezes 3° na edição anterior, entre os Top 10, aproveitou os magníficos trilhos algarvios para assinar o tempo de referência nas duas rodas. Num terreno escorregadio, o piloto da Yamaha confirmou o seu estatuto de melhor representante da marca japonesa, conquistado em 2006. O sucesso é tanto mais importante já que exceptuando as sete vitórias de David Frétigné nos três últimos anos, é necessário recuar à época de Stéphane Peterhansel para encontrar um vencedor de etapa com as cores da Yamaha. Rodrigues fez menos 47’’ do que o seu compatriota Ruben Faria, especialista dos percursos lusitanos, mas que não conseguiu evitar uma queda fatal para as suas esperanças de poder fazer uma dobradinha. O herói da véspera foi obrigado a ir ao hospital para fazer um exame ao joelho ferido.

Terceiro após os 67km de Especial, Isidre Esteve é o melhor piloto oficial da KTM do dia, tendo ultrapassado o colega de equipa David Casteu. Na sua primeira participação no Dakar, Fabien Planet, campião de França de enduro, alcança uma 5 posição prometedora num percurso que, diga-se em abono da verdade, convém perfeitamente às suas capacidades. Ao mesmo tempo, Thierry Béthys que descobriu o rali no ano passado mas que possui uma colecção de vitórias nas provas de enduro do Touquet no seu palmarés, terminou a Especial logo depois de Planet. Cyril Despres passou pelo seu primeiro arrepio na espinha. O vencedor em 2005 foi vítima de uma pequena queda ao tentar evitar um espectador. Acabou por perder cerca de 13’ em relação ao vencedor do dia.


Fonte: dakar.com

Sem comentários: