31 janeiro 2007

Obrigado a todos

A edição do Lisboa Dakar deste ano, hoje – passados poucos dias do fim da prova – mais não é do que uma excelente recordação. Foi, sem dúvida, a edição da prova vivida de forma mais intensa pelos portugueses adeptos dos desportos motorizados.
Invasões em Belém a na Península de Tróia, vitórias portuguesas em etapas, quer nas motos, quer nos carros. Um tão inédito quanto surpreendente quinto posto à geral de Hélder Rodrigues. Rapidez e focalização na vitoria como nova vida de Carlos Sousa. Uma prova mais do que digna: brilhante.
O que faltou em emoção pelo pobre cenário desportivo desta edição foi amplamente compensado pelo acompanhamento minuto a minuto dos nossos; tarefa hoje facilitada pelos novos meios de comunicação que fazem esquecer que ainda há pouco mais de dez anos ficávamos dias sem saber notícias dos concorrentes (e amigos) que andavam por Africa.
Foi mais uma vez um prazer fazer este vosso blogue. Apesar de nem todos perceberem o trabalho que dá levar esta empresa para diante, fico contente com as mais de dez mil visitas (e mais de vinte mil pageviews) conseguidas apenas no mês de Janeiro. Fico também feliz por este ano ter podido acompanhar mais de perto a prova, o que permitiu opinar mais sobre o desenrolar da mesma, ajudando a matizar um pouco o espírito copy-paste deste blogue.
E pronto, agora é tempo de hibernar; pois há mais vida (também na blogosfera) para alem do Lisboa-Dakar.

Pedro Soares Lourenço

Chegou a ser assustador!!

Afirmam os pilotos Mário Ferreira e José Carlos Sousa no balanço da sua primeira participação no maior rali do mundo

O Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 chegou ao fim. Com ele, os sonhos concretizados de uns e as desilusões de muitos que ficaram pelo caminho. Para a equipa laranjinha, constituída pelos empresários nortenhos Mário Ferreira e José Carlos Sousa, a sua participação foi coroada de êxito, meticulosamente gerida como se das respectivas empresas se tratasse, mas sem nunca perder o verdadeiro sentido de aventura com que desenvolveram o projecto, desde o primeiro minuto.
A exploração do prazer nas mais diversas situações levou-os, mesmo, a trocar de posições na condução e na navegação, ao longo da prova, de modo a que ambos pudessem fruir novas experiências no todo o terreno de alta competição, sem que isso afectasse as suas prestações ou o espírito com que encararam a corrida. Mas foram mais longe: foram recolhendo imagens por onde passavam, um olhar de dentro para fora, reunindo assim mais um interessante acervo fotográfico, a juntar ao já imenso e valioso que Mário Ferreira possui.

Após cerca de oito mil quilómetros, a equipa tem sobejos motivos de orgulho na sua 106ª posição final, sobretudo ao verificar que cerca de 200 equipas auto, ainda em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, tinham feito votos para terem estado na grande festa do Lac Rose, o que veio a acontecer para quase metade delas. Isto, sem falarmos nas motos e nos camiões, para além de diversos veículos de assistência(!) que também ficaram pelo caminho.

Numa breve análise global à prova, lado a lado com José Carlos Sousa, Mário Ferreira considera:
- O Lisboa-Dakar é uma prova muito dura, muito para além do que se imagina antes de participar. Ocorrem, permanentemente, situações de perigo para as máquinas e para as pessoas que as tripulam. Mas há também o perigo dos sítios hostis, das pistas difíceis e cheias de armadilhas, dos animais, a pressão das horas que nos podem levar a cometer os pequenos grandes erros, a condução rápida no meio do pó, a pressão da noite, da escuridão total, do isolamento, do receio de nos perdermos…
- E a viagem, a tal aventura?
- Fabulosa! Percorrer África é sempre um mistério. Paisagens muito diferentes, apesar de alguns elementos comuns, ora em plena areia de múltiplas tonalidades, ora num cenário caracterizadamente lunar, seguido de um deserto pedregoso e logo, a savana e a floresta. Depois da travessia de Portugal para Marrocos, e da breve passagem em Tan Tan, é necessário chegar a Dakar para voltar a ver o mar. Uma viagem muito rica em experiências para os sentidos.

- Uma boa experiência enquanto equipa?
- Foi excelente. Uma equipa que se complementou muito bem, a todos os níveis, que soube gerir as características de cada um em benefício da eficácia. Para duas pessoas que se tinham conhecido pouco tempo antes, não poderia ter corrido melhor!

- A eficácia aconteceu, também, com a assistência da Toyota France, a avaliar pelos poucos problemas verificados…
- Há que dizê-lo, tivemos uma assistência irrepreensível. Foi contratado um mecânico português, o Francisco, da Moletto Sport, para integrar a assistência da Toyota France, tendo sido ajudado por outro português, o Rodrigues, que dava apoio a outra equipa portuguesa e que também acompanhou a nossa. Tudo o que foi necessário fazer ao carro, antes de haver qualquer problema, foi feito. A caixa de velocidades foi substituída no meio das dunas, aproveitou-se para substituir a embraiagem e nas assistências de final de etapa, a atenção técnica era total.

- Tudo isso significa que correu conforme as expectativas…
- Correspondeu integralmente. Por isso nos preparámos o melhor possível e definimos o projecto de participação ao pormenor.

Investimento
totalmente coberto

- Um investimento cujos números terão ido além do que fora inicialmente previsto?
- É tudo muito relativo. Como tive oportunidade de dizer publicamente, a nossa equipa terá sido das poucas, sobretudo entre os portugueses, que partiu para o Dakar já com todos os custos cobertos, incluindo o carro! Naturalmente, temos a agradecer aos nossos patrocinadores, que acreditaram na filosofia do nosso projecto de participação, numa prova em que geralmente, só as equipas da frente é que têm o máximo retorno e visibilidade. Julgamos que os nossos apoiantes financeiros e outros se sentirão, hoje, recompensados. Concluímos o Dakar, esta, a nossa grande vitória e fomos os únicos rookies na categoria T2 a chegar ao fim.


- A pergunta inevitável: como é que uma equipa rookie gere a sua participação no maior rali do mundo?
- Tal como já o dissemos algumas vezes: como gerimos as nossas empresas. Todos os investimentos a efectuar têm de ser analisados, tal como é preciso gerir cada situação, perspectivá-las sob diferentes ângulos, A ponderação é essencial para não se entrar em loucuras e chegar ao fim. Uma vez mais, há que saber gerir os recursos técnicos e humanos para que tudo corra bem.

- Quais as situações de maior dificuldade?
- Em abono da verdade, foi conduzir ou navegar à noite, praticamente sem luz, nem das estrelas e no meio do pó…Chega a ser assustador!
- Poder-se-á dizer que partiram rookies e regressam profs?...
- Não, de todo! Regressamos rookies, com uma importante experiência assimilada mas, ainda, com muita coisa para aprender!!
Os conselhos do prof Luís Costa foram recordados nas situações de maior apuro?
Inevitavelmente. Sobretudo as aulas de condução em areia e diversas situações práticas que treinámos com ele. Valeu a pena.

- Quer dizer que valerá a pena voltar?
- Foi muito interessante mas, para já, vamos digerir tudo isto. Adiante se verá. Agora, é o “caminho das estrelas”.

- Quais as principais imagens a reter?
- São três: a escuridão, o nevoeiro, o travar a fundo; o pôr do sol entre as dunas; o espírito lusitano de vencer todas as dificuldades!


Fontes: matosinhoshoje.com e infordesporto.pt

25 janeiro 2007

Sabor "agri-doce" para Miguel Barbosa

A segunda participação da dupla portuguesa, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, no Lisboa-Dakar 2007, apesar de ter tido um desfecho positivo, não foi aquele que a dupla da Vodafone Liberty Seguros Team desejou à saída da capital portuguesa. O 24º lugar da geral, não espelha as prestações da dupla Bi-Campeã Nacional ao longo da prova.

O desfecho acabou por não ser o ambicionado, já que os objectivos da dupla passavam por terminar perto dos dez primeiros lugares. A realidade é que Miguel Barbosa, em alturas que o Proto Dessoude permitiu, andou ao seu nível: "Tivemos de fazer frente a muitos problemas mecânicos que condicionaram a nossa prestação em determinadas etapas. Problemas mecânicos que passaram por transmissões partidas, a falhas de motor e ainda a problemas no macaco hidráulico, que simplesmente não funcionava nos momentos em que mais precisávamos dele: quando estávamos atascados", começou por explicar o piloto lisboeta.

Problemas estes que depois de definitivamente solucionados, mesmo que tarde, permitiram a Miguel Barbosa ser protagonistas de alguns brilharetes: "As últimas etapas correram realmente muito bem. Para além do carro ter tido o comportamento que sempre desejei, desde o início, o Miguel Ramalho, o meu navegador, fez um trabalho excepcional nas etapas que eram especialmente complicadas em termos de navegação. Sempre que todos os aspectos a funcionavam bem, os resultados começavam a aparecer", considerou.

Finalmente, Miguel Barbosa mostrava que as suas ambições de rodar entre os dez primeiros lugares tinham razão de ser: "Nunca coloquei em causa o meu profissionalismo. Mas o certo é que, como em qualquer caso, é difícil combater estas falhas mecânicas. Em etapas tão longas como as do Dakar, o mínimo problema em termos de resultado, passava a ser um grande problema, em termos de geral. Já sem falar que a organização me penalizou por duas vezes, colocando-me a partir para a especial de uma posição que não correspondia à verdadeira", continuou a explicar o piloto português.

"Sempre que o carro permitiu, dei o máximo e apresentei resultados. Mostrei que em condições normais teria mesmo rodado entre os dez primeiros. Fica apenas o consolo porque não posso mudar o resultado final", disse.

Miguel Barbosa, ficou ciente que esta sua segunda participação lhe trouxe ainda mais experiência e isso é muito positivo para o futuro: "Senti-me adaptado, no entanto, acho que as classificativas de Marrocos eram as mais exigentes. E penso que no futuro, serão essas que teremos de trabalhar melhor. Teremos mais um ano de preparação, porque conto, uma vez mais estar à partida de Lisboa em 2008", concluiu Miguel Barbosa satisfeito com todo o trabalho que desenvolveu ao longo da mais dura e mítica prova do Todo-o-terreno.


Fonte: infordesporto.pt

24 janeiro 2007

21 janeiro 2007

Tuga dixit


MOTOS

7º Paulo Gonçalves (HONDA) em 2h49m13s / 23º da geral em 60h46m13s

"Como tinha previsto ontem, o facto de ter partido em 31º acabou por ser vantajoso, pois, com os muitos trilhos que já havia no percurso, acabei por ter a tarefa de navegação facilitada. Isso permitiu-me concentrar-me mais na pilotagem e apresentar um ritmo um pouco mais elevado."

AUTOMÓVEIS

3º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Volkswagen Race Touareg) em 2h21m47s/ 7º da geral em 50h56m07s

"Andar rápido e vencer. Mas, perdemos muito tempo até conseguir ultrapassar o Miller, quando estávamos a cerca de 50 quilómetros do final. Ficou assim arredada qualquer hipótese de vencer uma etapa em solo africano. Apesar de amanhã ainda haver uma classificativa, a realidade é que 16 quilómetros são muito poucos e não teria o mesmo significado."

10º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 2h29m02s/ 24º da geral em 60h07m02s

"Houve um problema com o "terra trip", que é o sistema de contagem de quilómetros, pelo qual o co-piloto se segue para dar notas relativamente à navegação. Numa etapa tão exigente como a de hoje em termos de navegação, sem essa ferramenta a funcionar, o trabalho do Miguel Ramalho ficou muito prejudicado. Mas, mesmo não podendo contar com essa ajuda preciosa, esteve implacável e apesar de termos, obviamente perdido tempo, conseguimos novamente terminar no 'top 10'."

23º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 2h42m46s/ 44º da geral em 67h36m22s

"Foi uma etapa engraçada. Rápida e técnica. Bastante mais próxima das que encontramos nas nossas bajas do que as puras etapas de deserto. Senti-me bem e tentei andar depressa sem correr riscos. O Nuno ficou cedo para trás e passámos o Riamburgo já na segunda metade da especial. Mais do que o resultado foi enorme a alegria de chegar a Dakar. Bem sei que ainda temos a especial do Lac Rose, mas agora só uma calamidade nos impediria de terminar a prova."

30º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 2h46m45s/ 70º da geral em 78h59m21s

"Estou certo de que alcancei um bom resultado, mas gostaria de ter feito melhor. Tive de passar por 13 carros e pelos seis camiões que estão na frente da corrida. Não foi nada fácil. Parei, inúmeras vezes, para deixar o pó assentar, caso contrário não sabia por onde era a pista. Em duas situações, quando parei, estava mesmo defronte de uma árvore. Corri alguns riscos, mas estou contente. Esta é que deveria ser a minha posição."

55º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 3h02m45s/ 80º da geral em 83h12m53s

"Foi uma Especial sem problemas, isto apesar da muita navegação da fase final. Voltámos a apresentar um resultado regular e estamos muito contentes por termos chegado a Dakar. Esta penúltima Etapa do Dakar acaba sempre por ser a mais desejada de todas, pois significa que estamos quase no fim. Quem chega até dificilmente não termina e chegar ao Lago Rosa é o objectivo principal de todos os que participam nesta prova."

57º Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero DiD), em 3h05m19s / 76º da geral em 81h40m29s

"Era uma especial rápida igual á do ano passado. Infelizmente senti o carro um pouco instável e achei por bem não correr riscos. O objectivo era chegar a Dakar e cá estou pelo segundo ano consecutivo."

88º Mário Ferreira/ José Carlos Sousa (TOYOTA) em 3h28m27s/ 106º da geral em 98h19m56s

"Tudo correu bem, rolou-se com prazer, até com alguma diversão, embora os perigos dos últimos dias permanecessem. Muitas árvores, buracos, pó muitas pessoas, afinal, os mesmos riscos que encontrámos nas ligações até chegar a Dakar."

CAMIÕES

16º Elisabete Jacinto / Álvaro Velhinho / Rui Pôrelo (MAN), em 3h24m17s
21º da geral em 74h33m50s

"Ontem tentaram ferir o meu orgulho, pondo em causa a minha prestação desportiva neste Dakar. A melhor resposta é a que consigo dar na pista. Hoje atirei para trás das costas a prudência e a cautela e fui completamente ao ataque. Ultrapassei vários carros e um camião. Nunca tinha testado o MAN desta forma e deu para perceber que o tenho como grande aliado. Terminei a especial com uma enorme felicidade e com a alegria de estar a fazer um Dakar quase perfeito. Evoluindo e conhecendo melhor a minha máquina, poderei encarar o Dakar 2008 com uma ainda maior ambição desportiva. O deste ano ainda não acabou, mas amanhã será difícil ganhar três minutos, em apenas 16 quilómetros. Vamos estudar a melhor maneira de terminar este Dakar em beleza".


Fonte: infordesporto.pt

20 janeiro 2007

E agora, Lago Rosa!

Mais um bom dia para os portugueses que sobreviveram até ao Senegal: Sousa terceiro, Barbosa décimo. Nas motos setimo tempo para Gonçalves que vence o dia nas quatro e meio. Jacinto foi décima sexta nos pesados.
À geral, tal como venho defendendo, pouco mudou desde segunda-feira passada. Não tivesse sido o azar de Coma a catapultar Despres para o topo da geral e a prova, nesta segunda semana, teria sido um enorme bocejo.
O facto mais relevante tera sido o dominio, em etapas, da VW; que no entanto não retira o brilhantismo da vitória da Mitsubishi
Gloria aos vencedores, nobreza aos vencidos!

Filme da décima quarta etapa

Era necessário passar a etapa que liga Tambacounda a Dakar sem problemas para poder imaginar com mais certeza a vitoria final. E Cyril Despres consegui-o, ao assinar o quinto melhor de hoje, mas que arrancará do Lago Rosa com 36 minutos de avanço sobre o seu colega de equipa David Casteu. A especial foi ganha pelo brasileiro Jean De Azevedo, que compensa um rali difícil desde o início devido a várias avarias.
Nos carros quinta vitória do ano para Carlos Sainz que em nada altera a classificação geral, que continua a ser dominada por Peterhansel.
Hans Stacey está quanto a ele bem protegido na liderança dos camiões. O vencedor de hoje tem por nome Philippe Jacquot.

Consciente que um incidente pode ocorrer de um momento para o outro n Dakar, tal como aconteceu ontem com o abandono de Coma, Cyril Despres não correu o mínimo risco no trajecto até Dakar. Tendo partido em primeiro nesta penúltima etapa, o francês percorreu o trajecto em primeiro, acompanhado de Chris Blais, sem obrigar a sua KTM a dar o máximo KTM. À chegada, o líder ada geral assina o 5° melhor tempo, a 7’03 do vencedor do dia Jean De Azevedo. O brasileiro ganhou a segunda especial da sua carreira, após uma vitória em Tambacounda em 2005. Fica à frente do polaco Jacek Czachor com mais 2’, e do letão Janis Vinters com mais de 5’.

O susto do dia aconteceu com David Casteu. Vítima de problemas de chegada de gasolina na longa ligação até à zona de partida da especial, o francês pensou ter perdido o seu 2° lugar na geral, ameaçado pelo americano Chris Blais. A providência e a densidade de trânsito na estrada, quis que a especial fosse adiado por meia hora. Tempo suficiente para que o piloto de Nice resolver a avaria na sua KTM e partir à hora prevista. Casteau termina em 5°, perdendo apenas 5’ para Blais, que terminou em 3°. Na geral, A Despres conta agora com 36’09 sobre Casteu e 53’01 sobre Blais. Com apenas 16km até à meta final, Despres já pode prever a sua segunda vitória no Dakar depois da primeira em 2005.
Nos carros, os dias passam e são todos idênticos para a equipa Volkswagen. Carlos Sainz, vencedor das duas últimas especiais, completa o «hat-trick» em Dakar e eleva o total das suas vitórias para 5. A colecção do espanhol tem agora nove êxitos em duas edições. Na especial, Sainz termina à cabeça do trio VW, seguido de De Villiers a 7’’ e de Sousa a 45’’.

A caminho de uma 3ª vitória nos carros, a que se juntam seis outras de moto, Stéphane Peterhansel geriu, tal como Cyril Despres, a situação. O líder da geral termina a 8’21 do vencedor de hoje, cedendo apenas 4’ para o seu delfim, Luc Alphand. Se não sofrer nenhum acidente amanhã durante a especial, Jean-Louis Schlesser não terá grandes problemas em chegar ao terceiro lugar do pódio. O francês só perdeu 4’ para Al Attiyah e ainda tem 27’ de avanço.
Pela 4ª vez nesta edição, um camionista ganha a sua primeira etapa especial no Dakar. Foi um francês, espécie rara em camião no Dakar, que se impôs após os 225 km. Philippe Jacquot ultrapassa o vencedor da véspera, Ales Loprais em 4’33. O brasileiro André De Azevedo termina o dia na terceira posição a mais de 9’. Na geral o impressionante avanço de Hans Stacey sobre Ilgizar Mardeev é agora de 3h08


Fonte: dakar.com

Sousa lidera em CP 1!!!

Nem mais.

Já está!

Rodrigues é para já nono na etapa e conserva o melhor posto de sempre de um motard Luso no Dakar. Parabens Hélder.
Gonçalves está hoje a fazer uma etapa de grande nivel, sendo candidato aos lugares do podium...

Não se faz...

...o que está a ser feito pela comunicação social, e não só, a Elizabete Jacinto. Esta tentativa de destruição da sua carreira em curso, não pode ir mais alem. Em breve me explicarei.

Dakar à vista

Já terminou a etapa para sos primeiros motards, vencida para já, pelo brasileiro Azevedo e com Vinters no segundo posto. Rodrigues partia um pouco mais tarde e esperemos que chegue rapido garantindo o quinto posto da geral e a liderança nas 450cc

19 janeiro 2007

João Lagos em Dakar para garantir nova partida de Lisboa em 2009

O empresário de eventos desportivos João Lagos viaja hoje para Dakar para "vincar a disponibilidade" de Lisboa para continuar a ser local de partida do maior rali todo-o-terreno do Mundo após 2008, com ligação a África desde Portimão.

"Vou ter alguns contactos, vai falar-se das próximas edições e vou deixar bem vincada a nossa disponibilidade para continuar esta parceria. Estamos abertos, sobretudo depois da vontade demonstrada pelo Governo, mas é uma decisão da organização francesa", disse Lagos em entrevista à Agência Lusa.

A partida do Lisboa-Dakar2007, que contou com um milhão de espectadores ao vivo em Portugal, "segundo os conservadores números da polícia", tem um orçamento de cerca de cinco milhões de euros, sendo três milhões de comparticipação governamental e o restante complementado com o apoio de patrocinadores e outras entidades.

"Este ano, a festa popular foi ainda mais significativa. Para o ano, esta data mantém-se (primeira semana de Janeiro). Foi muitíssimo bem aceite pelas entidades ligadas ao Turismo. No Algarve foi flagrante - encheu no fim-de-ano e voltou a encher uma segunda vez logo a seguir, por força do Dakar, acrescentando ao evento um impacto económico ainda mais espectacular", afirmou Lagos.

O organizador do Estoril Open e da Masters Cup Lisboa2000, entre outros eventos, adiantou ainda que as obras no porto marítimo de Portimão "terão que ser feitas independentemente do Dakar" e que, se a organização da prova quiser, a travessia marítima para África pode ser efectuada pelo Barlavento algarvio.

"Os franceses têm algum receio de haver um contratempo que atrapalhe o arranque em África porque esta travessia implica mais umas quantas horas e o mar nem sempre é aquilo que se pode prever com alguma antecedência. Há um risco, mas se eles o quiserem correr...", referiu.

A partida do Dakar em Lisboa foi contratada para três edições, entre 2006 e 2008, e a organização francesa - a cargo da Amaury Sport Organisation (ASO) - já anunciou que há outras cidades candidatas para 2009.

"Nestes dois anos, galvanizámos a partida e elevámos o padrão de qualidade. Não vai ser fácil para futuras organizações e para os franceses a eventual saída de Portugal. Poderá haver uma interrupção de um ou dois anos, mas o Dacar voltará a Lisboa, isto sem pôr de parte uma continuidade imediata", continuou Lagos.

O empresário explica a relutância dos organizadores em fixarem-se por muitos anos num mesmo local com a importância da marca "Dakar", para não perpetuar com Lisboa, por exemplo, o que se passou com Paris, ainda hoje referida devido ao longo tempo em que serviu de local partida para a prova.

"No fundo, vai ser a conclusão deste acordo de três anos, mas simultaneamente vamos ter os festejos dos 30 anos do Dakar. Naquela que poderá ser a despedida destes primeiros três anos de Dacar em Lisboa, queremos acrescentar algo mais especial do que aquilo que fizemos nestes dois primeiros anos. Vamos deixar a fasquia de tal maneira alta...", prometeu.

Sobre o apoio à 11ª participação de Carlos Sousa, através da LagosTeam, o promotor de eventos classificou a iniciativa como "um risco, mas merecido", para dar ao mais experiente piloto português a oportunidade de ter uma "estrutura técnica e logística à altura dos seus pergaminhos, rigorosamente idênticas às dos pilotos de fábrica".

"Correu muitíssimo bem até os azares acontecerem. São contingências do desporto motorizado no deserto, que é o que faz do Dakar uma prova à parte e o melhor rali do Mundo", afirmou Lagos, referindo-se à manutenção de Sousa no pódio dos carros até à sexta etapa da edição em curso, num projecto que "é para continuar para o ano que vem".

De resto, Lagos considerou "excepcional" a participação portuguesa, que atingiu o triplo do recorde anterior (nove pilotos) quando Lisboa recebeu a primeira partida, em 2006, "com prestações magníficas de Hélder Rodrigues (ainda no top-10) e Ruben Faria" (desistiu), nas motos.


Fonte: infordesporto.pt

Jacinto vigésima primeira na etapa…

…pode agarrar hoje o decimo nono posto da geral. Insisto: excelente!

Coma: fim do caminho

A dois dias da chegada à meta final, numa altura em que o rali entra em território senegalês, as motos viveram mais um dia de inferno depois de uma queda gravíssima de Marc Coma após meros 57 km da especial. O líder da classificação desde a primeira etapa marroquina foi vítima de um traumatismo craniano, consequência de um choque contra uma árvore. Cyril Despres é assim o novo líder da geral.
Nos carros, Stéphane Peterhansel mantém a liderança da geral sem realmente diminuir o ritmo: o piloto termina em 2ª posição a 26’’ de Sainz, vencedor da sua quarta especial.

Marc Coma cometeu um erro. De todos os motards pretendentes à vitória, Coma distinguia-se pela sua segurança. O dia do seu golpe à geral, entre Er Rachidia e Ouarzazate, Coma colocou-se a uma distância de cerca de trinta km dos seus rivais, dando assim mais uma imagem de segurança. De certa forma a força tranquila, como durante toda a época de rali, na qual Coma venceu as cinco provas em que participou. Com o mesmo à vontade, Coma geriu sua vantagem na geral durante toda a travessia da Mauritânia. Enquanto Despres e Esteve se degladiavam trocando de velocidade a olhos vistos nas suas KTM 690, Coma evitou misteriosamente ser contagiado pela mesma competição.

Havia no entanto uma falha no plano quase perfeito que deveria conduzir Marc Coma à sua segunda vitoria no Dakar. Depois de cerca de 50 km de corrida, o catalão foi apanhado em flagrante delito de "desnorteio". Alguns minutos mais tarde, bateu numa raiz, a seis km da pista indicada no road book e foi projectado contra uma árvore. Um momento de incerteza ou uma hesitação foram certamente suficientes para por termo à aventura. Num primeiro instante ainda zonzo, de pé junto à sua moto, Coma ficou aniquilado devido ao traumatismo craniano sofrido e vítima de uma perda dos sentidos. Alguns minutos mais tarde chegou um helicóptero médico para o transportar o detentor do título. Este recuperou os sentidos na altura em que era auscultado pelos médicos do rali no acampamento, antes de esperar ser evacuado para o hospital de Dakar para exames complementares.

Cyril Despres, que arrancou esta manhã com um atraso de mais de uma hora, herda a posição inconfortável de líder da geral, ao mesmo tempo que cumpre o melhor tempo cronometrado do dia. O francês, que não precisava do ocorrido para pode estar onde está, tinha perdido mais de quarenta minutos no ano passado na tirada que liga Tambacounda a Dakar, etapa que faz parte do programa de amanhã. Esta é mais do que a margem de que dispõe em relação a Casteu, que está agora a 35’28’’ de Despres. Por último, o clã catalão também foi afectado pela queda de Isidre Esteve mesmo antes do CP1: o piloto continua no entanto a corrida por ainda se encontrar em estado de conduzir, esperou apenas a passagem da assistência para reparar a moto partir novamente em direcção a Tambacounda.
A corrida da categoria automóvel viveu hoje mudanças radicais, o líder Stéphane Peterhansel conseguiu aumentar a sua vantagem a dois dias do fim. Ontem o vencedor de 2005 tinha cedido 3’ ao seu rival da equipa Mitusbishi Luc Alphand. Hoje, ‘Peter’ pagou na mesma moeda ao seu compatriota. O detentor do título, tendo certamente ouvido os conselhos de prudência do seu team manager Dominique Seriyes, terminou a especial à frente do seu colega de equipa e assina o 6° melhor tempo da especial, a 4’46 de Peterhansel. Os pilotos Mitsubishi, quainda não ganharam uma etapa no Dakar, arriscam-se a não vencer uma só especial, mas contertar-se-ão com os dois primeiros lugares do pódio junto ao Lago Rosa, a não ser que haja uma reviravolta na situação imprevisível mas provável.

Em contrapartida, Carlos Sainz, tem um objectivo completamente diferente. Prova disso, o seu 4° lugar conseguido no percurso para Tambacounda. O piloto espanhol está a fazer uma corrida tão boa ou melhor do que em 2006. Sainz e o seu Volkswagen Race Touareg passaram a meta apenas 26’’ antes de Peterhansel ao passo que Marc Miller termina em 3° a 2’18. A indecisão em relação ao terceiro posto dissipou-se um bocado nas pistas do Senegal. Jean-Louis Schlesser, acossado or Nasser Al Attiyah, aproveitou os problemas de caixa do seu rival para aumentar a sua vantagem em mais de 7’. Al Attiyah vâ agora o seu quarto lugar ameaçado por Mark Miller, com mais 8’03.


Fonte: dakar.com

Autos: dois portugueses no top-10 da etapa

CLASSIFICAÇÃO ETAPA AUTOMÓVEL
Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 303 SAINZ (ESP)
PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 02:30:22 00:00:00
2 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 02:30:48 00:00:26
3 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (AFS) VOLKSWAGEN 02:32:40 00:02:18
4 313 SOUSA (POR)
SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 02:35:25 00:05:03

5 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLESSER 02:35:33 00:05:11
6 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 02:35:34 00:05:12
7 315 SHMAKOV (RUS)
MESHCHERYAKOV (RUS) BUGGY 02:36:03 00:05:41
8 304 ROMA (ESP)
CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI 02:36:28 00:06:06
9 323 BARBOSA (POR)
RAMALHO (POR) PROTO 02:39:32 00:09:10

10 301 DE VILLIERS (AFS)
VON ZITZEWITZ (ALL) VOLKSWAGEN 02:40:59 00:10:37

Drama nas motos

Como sempre disse Coma só tinha um adversário: ele próprio. Também Esteve Pujol acabou com a sua corrida numa queda. O azar de uns é a sorte de outros. Rodrigues sobe a um espectacular quinto posto da geral e o lugar mais alto do podium no Lago Rosa deve ficar para Despres.

18 janeiro 2007

Mau perder, bom perder!

Aos microfones da TSF oiço Carlos Sousa qualificar de sortuda a anunciada vitória da Mitsubishi neste Lisboa Dakar 2007. Não posso, uma vez mais, estar mais em desacordo com o piloto de Almada. Até hoje, A Mitsubishi não foi a equipa mais rápida, nem a mais espectacular mas sim a mais eficaz e a que geriu melhor a corrida. E…, muito provavelmente, a que chagará primeiro a Dakar.
A três dias do Lago Rosa, ter os quatro carros em prova, dois dos quais na luta pela vitória, mesmo sem nunca até hoje ter ganho uma etapa não pode ser sorte mas sim uma grande obra.
Se a Mitsubishi vencer, fá-lo com inteiro mérito e deve ser aplaudida por isso, não sendo sua culpa a falta de fiabilidade dos adversários, os seus azares, e más opções.

Jacinto vigésima sétima na etapa…

…mantendo o lugar 21 na geral. Boa prova para a “betinha”.

CLASSIFICAÇÃO ETAPA AUTOMÓVEL

Optima prestação para os portugueses!
Barbosa mostra a sua rapidez. Gostaria de no futuro o ver com uma maquina mais fiavel e uma estrutura à altura. É de fugir desses franceses piratas do Team Dessaude...

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 303 SAINZ (ESP)
PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 02:58:56 00:00:00
2 313 SOUSA (POR)
SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 03:02:49 00:03:53

3 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 03:03:48 00:04:52
4 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 03:05:06 00:06:10
5 304 ROMA (ESP)
CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI 03:05:28 00:06:32
6 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 03:07:15 00:08:19
7 329 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) NISSAN 03:08:54 00:09:58
8 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (AFS) VOLKSWAGEN 03:09:03 00:10:07
9 315 SHMAKOV (RUS)
MESHCHERYAKOV (RUS) BUGGY 03:10:15 00:11:19
10 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLESSER 03:10:27 00:11:31
11 307 KLEINSCHMIDT (GER)
THORNER (SUE) BMW 03:13:15 00:14:19
12 319 MULLER (FRA)
METGE (FRA) NISSAN 03:16:03 00:17:07
13 320 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 03:17:18 00:18:22
14 323 BARBOSA (POR)
RAMALHO (POR) PROTO 03:17:26 00:18:30

Luta pela liderança?

Alphand ganha três minutos a Peterhansel. Este segura o primeiro posto da geral por apenas seis minutos e meio...

Fim da etapa para os automoveis...

...Sainz, para já, com o melhor tempo.

Décima segunda etapa

CLASSIFICAÇÃO ETAPA MOTO
Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia
1 004 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 03:34:46 00:00:00
2 033 GONCALVES (POR) HONDA 03:37:49 00:03:03
3 016 CZACHOR (POL) KTM 03:38:50 00:04:04
4 019 PLANET (FRA) KTM 03:42:48 00:08:02
5 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 03:44:50 00:10:04
6 005 DE AZEVEDO (BRE) KTM 03:46:54 00:12:08
7 008 CASTEU (FRA) KTM 03:47:07 00:12:21
8 023 VINTERS (LAT) KTM 03:48:24 00:13:38
9 020 MARCHINI (FRA) YAMAHA 03:48:56 00:14:10
10 103 KATRINAK (SLQ) KTM 03:49:42 00:14:56
11 011 KNUIMAN (HOL) HONDA 03:50:10 00:15:24
12 002 DESPRES (FRA) KTM 03:50:11 00:15:25
13 085 BETHYS (FRA) HONDA 03:50:39 00:15:53
14 116 VINTERS (LAT) KTM 03:51:05 00:16:19
15 001 COMA (ESP) KTM 03:52:06 00:17:20
(...)
21 010 RODRIGUES (POR) YAMAHA 03:56:44 00:21:58

Excelente dia para Gonçalves, que por certo irá subir uns furos à geral. Rodrigues perde o sexto posto para o oficial Esteve Pujol (algo perfeitamente normal...) mas segura a liderança da classe 450cc, o que neste momento é o mais importante.

Autos em CP1

Mitsubishi controla co portugueses em bom plano.

1 N.Roma (ESP) 01:33:35
2 C.Sainz (ESP) 01:33:41 00:00:06
3 R.GORDON (USA) 01:34:27 00:00:52
4 L.Alphand (FRA) 01:34:52 00:01:17
5 C.Sousa (POR) 01:35:15 00:01:40
6 G.de Villiers (RSA) 01:35:54 00:02:19
7 N.Al Attiyah (QAT) 01:36:15 00:02:40
8 S.Peterhansel (FRA) 01:36:18 00:02:43
9 K.HOLOWCZYC (POL) 01:36:49 00:03:14
10 M.BARBOSA (POR) 01:37:09 00:03:34
11 S.SHMAKOV (RUS) 01:38:41 00:05:06
12 M.Miller (USA) 01:38:57 00:05:22
13 J.Kleinschmidt (GER) 01:40:08 00:06:33
14 J.Schlesser (FRA) 01:40:41 00:07:06
15 Y.Muller (FRA) 01:40:47 00:07:12

O mundo ao contrario...

.. os lideres nas motos perderam-se. Assim Despres, Coma e Rodrigues perdem mais de quinze minutos para Esteve Pujol e Gonçalves. Este se mantiver o andamento é serio candidato à vitória na etapa de hoje.
Enfim..., alguma animação!

Resultados em CP1:

1 004 ESTEVE PUJOL (ESP) 11:09:59 01:45:29
2 014 VERHOEVEN (HOL) 11:09:49 01:46:19
3 033 GONCALVES (POR) 11:10:27 01:46:27
4 016 CZACHOR (POL) 11:12:39 01:46:39
5 019 PLANET (FRA) 11:15:55 01:47:25
6 006 ULLEVALSETER (NOR) 11:11:13 01:48:13
(...)
15 002 DESPRES (FRA) 11:09:46 02:00:46
16 001 COMA (ESP) 11:10:05 02:03:05
17 010 RODRIGUES (POR) 11:10:22 02:05:22

Décima segunda etapa

Paulo Gonçalves liderava a prova quando este caiu e sofreu danso fisicos sem gravidade. Nos autos Sainz lider.
Mais em breve...

17 janeiro 2007

Rumo ao Oeste!

Após a alteração de percurso recomendada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, os concorrentes do 29.º Dakar puderam gozar meio dia de descanso em Nema, fustigada por um vento ciclónico, antes de encetarem o trajecto de ligação a Ayoun-el-Atrous, pequena povoação situada a 280 km. São ainda beligerantes nesta prova 142 motards, 112 equipas em automóvel e 60 camiões. Mostram as contas que a caravana perdeu até à data cerca de um terço dos concorrentes que partiram de Lisboa. Os líderes da corrida, que já percorreram 3416 quilómetros cronometrados ao um ritmo endiabrado de 83,48 km/h de média, para Marc Coma em moto, e 90,87 km/h, para Stéphane Peterhansel no seu Mitsu, tiveram finalmente a oportunidade de apreciar pacatamente a paisagem, sem cogitar em estratégias de corrida ou cismar em eventuais rupturas mecânicas.

Falando de motards, as caixas de velocidade das grande cilindradas KTM 690 estão mais discretas desde alguns dias para cá, para grande tranquilidade de Marc Coma, que encabeça a classificação geral do rali com cerca de uma hora de avanço sobre o seu mais próximo concorrente, Cyril Despres. Mas Marc sente-se só desde que perdeu os seus companheiros de equipa Viladoms e Sala. Esta solidão hierárquica continuou na pista de asfalto trilhada hoje pela caravana, dado os concorrentes manterem uma distância respeitável entre eles.

Em automóveis, a Mitsubishi, como em 2005 e 2006, encontra-se confrontada com problemas de abastança com os seus dois líderes, Stéphane Peterhansel e Luc Alphand, separados apenas por 9’56’’, no topo da general. Os dois últimos vencedores fizeram o caminho juntos até Ayoun, enquanto que o cidadão do Catar, Nasser Al Attiyah, vencedor da última especial, não consegue esquecer a “injustiça”, embora regulamentar, dos 39 minutos de penalização que lhe fora infligida por excesso de velocidade! São 39 minutos que o expulsam do último lugar do pódio, que continua a ser propriedade de Jean-Louis Schlesser.

Esta dupla confrontação, entre Peter e Alphand e Schlesser e Al Attiyah, deverá ser suficiente para animar os últimos dias da corrida, que levarão os concorrentes do rali a atravessar o Mali e o Senegal. Na perspectiva de penetrar mais uma vez na África negra, o briefing quotidiano de Etienne Lavigne destinado aos corredores terá novamente como tema as principais medidas que se inscrevem no plano de segurança rodoviária do Dakar, e sobretudo nas proximidades das povoações. Será sem dúvida relembrado o útil conselho de respeitar os limites de velocidade.


Fonte: dakar.com

O que disseram os pilotos nacionais no fim do dia de ontem...

MOTOS
12º Paulo Gonçalves (HONDA) em 4h30m24s/ 32º da geral em 50h44m20s
"Foi uma Etapa muito positiva em que voltei a apresentar os resultados que me são mais habituais. As contrariedades que sofri há dois dias foram realmente devastadoras para o meu resultado final. Se assim não fosse, com o 12º posto de hoje poderia estar muito melhor classificado. Mas isso são águas passadas, não há nada que possa fazer em relação a isso e agora tenho de dar o meu melhor em cada Especial. Foi o que fiz hoje e estou muito contente com a forma como terminei o dia. Não tive problemas, rodei com bom ritmo e consegui recuperar algumas posições, estando já ás portas dos 30 primeiros".
AUTOMÓVEIS
13º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 4h12m46s / 31º da geral em 51h41m02s
"A classificativa correu-nos, de modo geral, bem. Sofremos ao início porque andámos mais de 100 quilómetros no pó de um adversário sem o conseguirmos passar. O carro ficou estragado do lado esquerdo, mas foi apenas chapa, o que não impediu que prosseguíssemos num bom andamento. Estava tudo a correr bastante bem mas depois tivemos um furo, que nos obrigou à paragem e por consequência a uma perda significativa de tempo. Não pode correr sempre tudo mal. Hoje foi de facto um bom dia que poderia ter terminado melhor ainda. Mas, mesmo assim, estou satisfeito. Espero que as restantes etapas continuem neste ritmo. Mesmo que já tenha pouco tempo para recuperar em termos de classificação geral".
40º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 4h43m21s / 50º da geral em 58h01m30s
"Ao contrário dos dias anteriores, não foi necessário desta vez rodarmos todos juntos. Mesmo assim, imprimimos um andamento cauteloso, até porque já deixámos de ter, em corrida e no percurso, o nosso camião T4. Na etapa de ontem eles não conseguiram chegar a tempo de partirem para esta etapa e agora fazem o percurso dos outros camiões de assistência. O nosso objectivo para o dia de hoje era o de melhorar a nossa posição na etapa, para podermos partir, para as especiais da África Negra, junto do primeiro terço da classificação".


53º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Volkswagen Race Touareg) em 5h01m14s / 7 º da geral em 42h56m06s
"Eu até achava que tinha condições para fazer um brilharete. A classificativa era muito ao meu estilo de condução e adaptava-se muito bem às características do carro. Mas, com este problema logo no início, não tive qualquer hipótese. Viemos a par e passo. Sem excessos. A partir daquele momento a intenção era apenas terminar. Vou sair para a estrada numa posição muito atrás, o que obrigará a andar no pó. Vai ficar difícil fazer ultrapassagens. Mas, não só. Como o percurso vai ser estreito, a dificuldade acresce".
67º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 5h11m12s / 85º da geral em 72h10m35s
"Foi uma Especial com sabor algo amargo. As coisas começaram por correr bem, progredimos de forma gradual até ao segundo controlo horário, mas depois as coisas pioraram. Tratava-se de uma zona de piso misto, com gravilha e areia, que não nos foi favorável. Aliás, o tempo e posições que ganhámos entre CP1 e CP2 acabámos depois por perdê-los na fase final. É certo que amanhã não haverá lugar à conquista de posições porque a Etapa foi neutralizada por motivos de segurança, mas ao mesmo tempo vai representar um dia mais calmo. Quase um segundo dia de descanso para recuperar mais um pouco as forças para a derradeira fase do
Dakar."
83º Mário Ferreira/ José Carlos Sousa (TOYOTA) em 5h31m04s / 107º da geral em 86h01m37s
"Com os problemas mecânicos já resolvidos, as perspectivas passaram a ser outras. O carro está em boas condições, o que nos dá uma grande confiança, quilómetro após quilómetro. A etapa de hoje, apesar de ter tido muita areia, permitiu rolar sem problemas. A única situação imprevista ocorreu quando uma cáfila resolveu atravessar, repentinamente, à nossa frente, obrigando-nos a travar a fundo para evitar atropelar algum camelo e provocar estragos na viatura."
98º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 6h08m34s / 73º da geral em 68h22m04s
"Não houve nada que não me acontecesse, na etapa que nos trouxe até Nema. Primeiro foi uma fuga de óleo na caixa de transferência. Depois avariou-se a ignição e para terminar em beleza, o cubo de uma roda danificou-se. Por sorte um camião espanhol da Epsilon, que passou por mim, transportava peças da Mitsubishi e dispensou-me um cubo para substituir o estragado. À chegada a CP1 foi com estrondo que percebi que havia partido a caixa de velocidades e que estava também sem embraiagem. O cenário não podia ser pior: com o camião de assistência fora de prova, o que fazer? Não havia outra hipótese senão tentar continuar. Com a quarta velocidade, ligada ao veio primário, tentei a minha sorte. De lá fui andando, rumo a Nema, limitado a 60 quilómetros por hora."
Bernardo Vilar/ Pedro Gameiro
"Rodávamos no nosso ritmo habitual, evitando todas as situações de mau piso, numa zona já com algumas dunas, quando o motor se calou, sem razão aparente. Eu e o Pedro tentámos tudo para descobrir a avaria e reparámos que um pequeno disco que estava dentro do distribuidor estava partido, o que impedia o motor de funcionar. Ficámos horas à espera que nos ajudassem e muitas equipas pararam para o tentar, só que não é o género de peça que se possa encontrar no deserto. Sabíamos que poderia acontecer, ainda mais porque não tínhamos T4, para ajudar, pelo que não nos restou outra alternativa que não renunciar e comunicar o nosso abandono."
CAMIÕES
28º Elisabete Jacinto / Álvaro Velhinho / Rui Pôrelo (MAN), em 6h13m14s / 22º da geral em 62h30m07s
"O tipo de pista, em que se disputou a etapa de hoje, obrigou-me a andar mais devagar e a ser forçada a deixar passar alguns dos meus mais directos adversários. Nas zonas que exigem mais da suspensão, sou muito cautelosa e isso faz-me perder algum tempo. É o primeiro ano com este nosso MAN e estou muito satisfeita, até porque sinto que a margem de manobra para evoluir é agora muito grande. Vamos entrar em pistas que nos são menos favoráveis e não vou entrar em loucuras, só para ir buscar um ou dois lugares. Já vi muitos acidentes nas especiais que se seguem. Não quero fazer asneiras."


Fonte: infordesporto.pt

16 janeiro 2007

O Lisboa-Dakar 2007 acabou hoje?


Sim; praticamente, sim!
Ao contrario do que alguma comunicação social quer fazer crer – maxime o jornalista da RTP João Fernando Ramos, que nos tem aborrecido (uma vez mais!!!) com as suas reportagens mal amanhadas, para o pobre pateta que não pode ter em casa televisão por cabo e tem de gramar com o serviço publico de TV - o rali está praticamente terminado.
E não foi hoje que terminou, mas sim ontem!
Apenas uma dramática hecatombe provocará alguma alteração significativa na classificação, arredando Coma - que insisto tem a prova ganha desde o segundo dia em Marrocos - e um dos Mitsubishi do topo da geral.


E isto é mau, muito mau. E a culpa vai inteirinha para a ASO, a organizadora do rali que desenhou uma prova branda, com pouco interesse desportivo e que no fundo se decidiu em dois dias – Domingo e Segunda. Tudo o resto tem sido, mais ou menos, passeio…
Vejamos: até ao dia de descanso, como vários pilotos - incluindo amadores - declararam publicamente não houve um verdadeiro dia à Dakar. Domingo e Segunda foi a dureza que se viu. Hoje uma boucle pela savana em torno de Néma; amanhã volta a não haver competição; quarta, quinta e sexta, mais passeio pela savana em etapas light de pouco mais de duzentos e cinquenta quilómetros onde a navegação fará a diferença mas apenas para saber quem chega primeiro ao fim do dia. Sábado e Domingo passeio no Senegal.
O que fica deste rali? Pouca coisa, mas isso é tema para outro post.

A imagem do Lisboa-Dakar 2007


O boneco é de Damien Meyer (para a AFP). Autor da esmagadora maioria das fotos que têm ilustrado estes posts.
É daquelas imagens que confirmam o chavão que diz valer mais uma delas do que mil palavras.
Sainz pára devido à electrónica do seu chaVWeco. A desorientação instala-se no seio da equipa e Miller também pára, para ajudar. Depois de Villiers era o Espanhol a ficar de fora da prova. Tudo num só dia. Como já lá estavam poucos, o nosso Sousa ajuda à festa; Sousa, sem nada para fazer no local, aproveita para saudar o Mitsubishi que passa rumo à vitória.
Como diria um argentino: Barbaró!!!

Jacinto vigésima oitava na etapa...

...mantendo um brilhante lugar vinte e um na geral!

O que disse Hélder no fim da etapa de hoje

Ao alcançar em 60 kms, Isidre Esteve, piloto oficial da KTM, Hélder Rodrigues perceber que valia a pena arriscar. Atacou, ganhou, mas não promete mais. Quer chegar a Dakar...
"Apanhei o Isidre Esteve ao km60. Ele tinha partido dois minutos antes de mim. A pista era sinuosa e as curvas tinham um bom relevé onde a minha moto se segurava muito bem e decidi atacar. Ao chegar à assistência percebi que estava na frente e valia a pena manter o ritmo. Tive contudo de ter algumas cautelas porque o motor era novo. É bom ter ganho, acima de tudo porque é uma vitória em África. Arrisquei aqui mas não o irei fazer nas próximas etapas. Quero chegar a Dakar. O importante agora é vencer a classe e o lugar na geral é interessante mas é menos importante", salientou Hélder Rodrigues à chegada ao acampamento instalado em Nema.
Ao bom resultado de Hélder Rodrigues junta-se o de Paulo Gonçalves que terminou na 11ª posição resultado que lhe permitiu ultrapassar Nuno Mateus na classificação geral subindo para o 31º lugar enquanto que o piloto algarvio mantém a 34ª posição.


Fonte: infordesporto.pt

Os heróis do dia


A etapa de Nema a Nema programada para hoje foi ganha pelo português Helder Rodrigues, já vencedor de etapa em Portugal. Trata-se da segunda vitória consecutiva dum piloto amador, enquanto que no topo da hierarquia, Marc Coma contínua a gerir inteligentemente o seu avanço. Em automóveis, Qatari Nasser Al Attiyah, ao volante de um BMW X3, assina o melhor tempo do dia e tenta preparar um lugar no pódio, que por enquanto é ocupado por "Peter", Alphand e Schlesser.

Vinte e quatro horas após a vitória do agricultor letão, Janis Vinters, outro participante no troféu Elf Amador ilustrou-se nas pistas rápidas da Mauritânia. Já vencedor da 2ª etapa corrida na sua terra natal, Helder Rodrigues ganhou o seu primeiro troféu africano do Dakar. Tendo partido em 9.ª posição, o Português aproveitou a presença de David Casteu, rapidamente apanhado antes do CP1, para concentrar-se na sua pilotagem. Numa etapa sem verdadeiras dificuldades de navegação, Rodrigues deixou para trás o Francês antes de ultrapassar mais três motards partidos à sua frente e já de “regresso”. O piloto Yamaha oferece a Portugal o seu 4.º sucesso de etapa no rali (após Faria e Sousa em automóveis), precedendo Marc Coma de 44 segundos e Cyril Despires de 51 segundos. O sucesso de Rodrigues confirma igualmente a excelente saúde das 450 cm3, que podem superar as grandes cilindradas de 690 da KTM neste tipo de terreno. Com Michel Marchini e Thierry Béthys, que ele precede na classificação da categoria, são três 450 cm3 no Top 10 do dia.

A classificação geral não sofreu qualquer alteração. Marc Coma, que já perdeu todos os companheiros de equipa, após a queda de Sala na etapa de ontem, domina a situação, felicitando-se sempre pelo bom comportamento da sua KTM e por ter sido poupado pelos contratempos mecânicos e outros, caixas de velocidades que tanto mal fizeram aos seus vizinhos da classificação. O Catalão aumentou de sete segundos o seu capital de avanço sobre Despres, actualmente a 54’43 do líder. Na luta para o terceiro lugar, David Casteu, 6.º na etapa de hoje, aumenta ligeiramente a sua vantagem sobre Blais e Ullevalseter.


Chegados atrasados na segunda-feira à noite com a ilusão perdida, Carlos Sainz e Giniel de Villiers continuam a rota do Dakar, sem dúvida frustrados por tantos atropelos mecânicos sofridos na véspera, tendo como única ambição ganhar novas especiais. Tendo partido lá pelos trigésimos lugares para as pistas estreitas, já não podem esperar grande coisa do dia de hoje.

Em contrapartida, Nasser Al Attiyah, um dos beneficiários dos problemas dos VW, tinha aqui, com esta ida e volta expressa, uma ocasião para marcar a história dos desportos mecânicos... pelo menos no Catar. Contrariado por ser penalizado de 42 minutos na véspera por excesso de velocidade no Marrocos, que retira o lugar do pódio provisório, Al Attiyah aproveitou-se da sua experiência adquirida nos ralis para vencer Hiroshi Masuoka de 28 segundos. Enquanto que Guerlain Chicherit tinha falhado de pouco a vitória na véspera em Tan Tan, ele assina a primeira vitória do ano para a equipa X- Raid. Sendo agora o melhor representante da Volkswagen, Marc Miller termina em 3.º a 1’49”. Carlos Sainz, que tenta agora esquecer, fica em 5.º lugar na etapa.

Na luta para a vitória final, os Mitsubishi não tomaram nenhum risco. O líder, Stéphane Peterhansel, ganhou ainda 2 segundos ao seu companheiro de equipa Alphand, passando o essencial do seu dia na cauda da corrida e depois à frente do detentor do título. Terceiro após a penalização infligida ao Al Attiyah, Schlesser não parece poder inquietar o duo `Mitsu’ e só tem praticamente 30’ de avanço sobre o piloto BMW.


Fonte: dakar.com

Há coisas fantásticas…

...ainda não foi hoje que a Mitsubishi venceu uma etapa neste Dakar:



CLASSIFICAÇÃO ETAPA AUTOMÓVEL
Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 03:49:48 00:00:00
2 306 MASUOKA (JAP)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 03:50:16 00:00:28
3 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (AFS) VOLKSWAGEN 03:51:37 00:01:49
4 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 03:51:56 00:02:08
5 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 03:54:02 00:04:14
6 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLESSER 03:57:14 00:07:26
7 304 ROMA (ESP)
CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI 03:58:17 00:08:29

Em CP 2 era assim para os autos...

1 H.Masuoka (JPN) 02:44:09
2 N.Al Attiyah (QAT) 02:44:52 00:00:43
3 M.Miller (USA) 02:44:59 00:00:50
4 S.Peterhansel (FRA) 02:45:31 00:01:22
5 R.GORDON (USA) 02:45:37 00:01:28
6 L.Alphand (FRA) 02:47:10 00:03:01
7 C.Sainz (ESP) 02:47:59 00:03:50
8 N.Roma (ESP) 02:48:10 00:04:01
9 J.Schlesser (FRA) 02:50:42 00:06:33
10 J.Kleinschmidt (GER) 02:56:33 00:12:24
11 S.SHMAKOV (RUS) 02:59:34 00:15:25
12 B.ERRANDONEA (FRA) 03:00:51 00:16:42
13 S.HENRARD (BEL) 03:01:33 00:17:24

Sejamos claros...

...o Race touareg é uma merda!!!
Sousa com problemas!...
Parado durante cerca de 40 minutos no km 65 da especial, devido a um problema de transmissão, o português Carlos Sousa acaba de partir, mas com duas rodas motrizes.


...entretanto A mitsubishi prepara-se para obter a sua primeira vitória em etapas com..., Masuoka.

Fonte: dakar.com

Já lhe chamam O Novo Africano


CLASSIFICAÇÃO DÉCIMA ETAPA MOTO

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 010 RODRIGUES (POR) YAMAHA 04:12:55 00:00:00
2 001 COMA (ESP) KTM 04:13:39 00:00:44
3 002 DESPRES (FRA) KTM 04:13:46 00:00:51
4 023 VINTERS (LAT) KTM 04:15:48 00:02:53
5 008 CASTEU (FRA) KTM 04:17:36 00:04:41
6 009 BLAIS (USA) KTM 04:19:56 00:07:01
7 085 BETHYS (FRA) HONDA 04:19:56 00:07:01
8 020 MARCHINI (FRA) YAMAHA 04:20:22 00:07:27
9 005 DE AZEVEDO (BRE) KTM 04:21:41 00:08:46
10 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 04:25:53 00:12:58
11 004 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 04:33:52 00:20:57

Momento Prof. Chibanga

Será que..., eu advinhei tudo com mais de dois meses de antecedência?

Mais uma má noticia para as cores lusas

João Nazareth abandona prova por questões de saúde
O piloto nacional de Quad João Nazareth da equipa Ruote to Dakar (R2D) abandonou hoje a sua prova alguns km após ser consultado pelo médico do Rali Lisboa Dakar.
Conforme ontem noticiamos uma má escolha na afinação das suspensões posteriores, complicaram o desempenho do piloto na etapa, provocando violentas pancadas e um esforço suplementar nas mãos do piloto.

Hoje o piloto efectuou a partida para a especial, com uma das mãos muito inchada, e já com um atraso em relação à hora de partida de cerca de 40 minutos.

A razão do atraso na partida deveu-se à organização ter entregue a gasolina ao piloto mais tarde que o normal.

Nazareth depois de efectuar 218 km de espacial até ao CP1, utilizando praticamente só uma mão (o que tornou extremamente difícil e perigosa a condução do Quad), resolveu contactar a assistência médica da prova.

Nesta altura já não era só a mão esquerda que estava inchada, mas sim as duas mãos, tornando-se impossível a este piloto utilizar a embraiagem.

Após ser medicado foi aconselhado pelo médico a não permanecer em prova, pois a sua integridade física estava em risco.

Desta forma e muito contra a sua vontade, Nazareth teve que renunciar e aguarda neste momento a chegada do transporte para si e para o Quad Yamaha YFM 700R, até ao final da etapa.

Em princípio, amanha de manha terá um avião no Mali que o transportará de volta a Portugal.


Fonte: infordesporto.pt

As dificuldades continuam para Miguel Barbosa

As complicações continuam para a dupla da Vodafone Liberty Seguros Team, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho que, uma vez mais, tiveram de fazer frente a problemas no Proto Dessoude.
A transmissão traseira partida logo ao início da especial viria a ditar o 74º lugar à chegada a Néma (Mauritânia) e de novo uma descida na classificação geral para o 32º posto.

A nona etapa, que Miguel Barbosa chegou a considerar como uma daquelas que poderia lhe ser mais favorável, teve o desfecho menos esperado: "Era impossível continuar sem transmissão.

Até porque íamos entrar na zona da areia. Por isso, eu e o Miguel Ramalho tivemos que pôr mãos à obra e mudar a transmissão. Porque já nem carro de assistência temos. Claro, que demorámos demasiado tempo. Foram três horas até que estivéssemos em condições de prosseguir a prova", explicou desanimado o Bi-Campeão Nacional de Todo-o-terreno.

Esta edição do Lisboa-Dakar está a revelar-se para Miguel Barbosa de uma forma que ele nunca pensou: "Estava longe de achar que íamos ter tantos problemas.

Acreditava mais no potencial do carro à saída de Lisboa. No entanto, os problemas têm vindo sistematicamente a surgir e a única coisa que temos feito e enfrentá-los da melhor forma que podemos. Mas o tempo perdido, esse, já não o conseguimos recuperar", continuou.

O piloto lisboeta já não tem assim, qualquer expectativa no que respeita a resultado final: "Agora é levar até ao fim e chegar a Dakar", concluiu Miguel Barbosa.


fonte: infordesporto.pt

15 janeiro 2007

Sousa foi sétimo na etapa...

...podendo ascender à mesma posição na geral, dependendo do tempo perdido pelos VW de Villiers e Sainz.
Geral provisória

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 33:43:23 00:00:00
2 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 33:51:13 00:07:50
3 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 35:06:44 01:23:21 03:00
4 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLES-FORD-RAID 35:08:55 01:25:32
5 306 MASUOKA (JAP)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 35:57:07 02:13:44
6 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (AFS) VOLKSWAGEN 35:57:49 02:14:26
7 313 SOUSA (POR)
SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 37:54:52 04:11:29

8 320 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 40:04:22 06:20:59 13:00

Os primeiros carros já chegaram ao fim da especial

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia
1 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLES-FORD-RAID 05:32:03 00:00:00
2 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 05:32:16 00:00:13
3 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 05:36:17 00:04:14
4 306 MASUOKA (JAP)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 05:40:41 00:08:38
5 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 05:46:37 00:14:34

A Mitsubishi continua sem ganhar uma etapa mas tem os dois primeiros lugares da geral e o rali totalmente controlado.
Para o ano há mais...

Hélder entre os grandes!!!

CLASSIFICAÇÃO ETAPA MOTO
Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 023 VINTERS (LET) KTM 06:08:51 00:00:00
2 002 DESPRES (FRA) KTM 06:16:22 00:07:31
3 001 COMA (ESP) KTM 06:16:44 00:07:53
4 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 06:16:44 00:07:53
5 005 DE AZEVEDO (BRE) KTM 06:18:25 00:09:34
6 009 BLAIS (USA) KTM 06:19:38 00:10:47
7 008 CASTEU (FRA) KTM 06:24:44 00:15:53
8 004 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 06:27:58 00:19:07
9 010 RODRIGUES (POR) YAMAHA 06:37:00 00:28:09
10 016 CZACHOR (POL) KTM 06:43:47 00:34:56
11 103 KATRINAK (SLQ) KTM 06:44:26 00:35:35
12 020 MARCHINI (FRA) YAMAHA 06:45:26 00:36:35
13 085 BETHYS (FRA) HONDA 06:46:31 00:37:40

CLASSIFICAÇÃO GERAL MOTO
Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 001 COMA (ESP) KTM 36:41:31 00:00:00
2 002 DESPRES (FRA) KTM 37:36:07 00:54:36
3 008 CASTEU (FRA) KTM 37:52:46 01:11:15
4 009 BLAIS (USA) KTM 38:15:51 01:34:20
5 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 38:41:37 02:00:06
6 004 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 39:13:42 02:32:11
7 010 RODRIGUES (POR) YAMAHA 39:34:31 02:53:00
8 023 VINTERS (LET) KTM 40:12:04 03:30:33 03:00
9 020 MARCHINI (FRA) YAMAHA 40:14:33 03:33:02
10 103 KATRINAK (SLQ) KTM 40:20:49 03:39:18 10:00

Sousa 10º em CP2...

...perdendo meia hora para Schlesser.

Depois das notícias infra a disposição não é grande…

…era assim em CP2:

1 J.Schlesser (FRA) 04:35:33
2 L.Alphand (FRA) 04:37:27 00:01:54
3 S.Peterhansel (FRA) 04:39:48 00:04:15
4 H.Masuoka (JPN) 04:45:53 00:10:20
5 N.Roma (ESP) 04:48:49 00:13:16
6 N.Al Attiyah (QAT) 04:50:57 00:15:24
7 M.Miller (USA) 05:07:58 00:32:25

Ahhh, bom, afinal Sousa é um aguadeiro da VW...

...ou será que a organização se enganou outra vez?

Assim se escreve no sitio oficial do Rali

Parado ao km 325 devido a problemas electrónicos, o espanhol Carlos Sainz não consegue, por enquanto, fazer arrancar o carro. O seu companheiro de equipa, o americano Mark Miller, tinha parado para o ajudar, mas já partiu. É agora o português Carlos Sousa que presta assistência ao antigo líder da geral.

Mitsubishi ganha o Lisboa-Dakar 2007

Etapa catástrofe para a VW. Sainz parado, DeVilliers já roda mas vai perder horas…
Em CP2 Schlesser comanda.

Os primeiros resultados do dia

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 023 VINTERS (LET) KTM 06:08:51 00:00:00
2 002 DESPRES (FRA) KTM 06:16:22 00:07:31
3 001 COMA (ESP) KTM 06:16:44 00:07:53
4 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 06:16:44 00:07:53
5 005 DE AZEVEDO (BRE) KTM 06:18:25 00:09:34
6 009 BLAIS (USA) KTM 06:19:38 00:10:47
7 008 CASTEU (FRA) KTM 06:24:44 00:15:53

Rewind: O que disse Andreas Schulz ao eurosport...

...no final da etapa de sexta passada.

Os mitsu juntos na frente em CP2...

...dos VW nada.

Aparentemente...

...Sainz e Miller parados na pista. Os Mitsubishi seguem o seu caminho!
Mais em breve...

E...

...ao quilometro 322 Sainz já ganha quase dez minutos a Alphand! Sousa segue bem e poderá hoje voltar a um lugar de destaque na etapa.

Sainz vai ter de atacar muito...

...se ainda quer vencer. Agora, o controlo , está do lado da Mitsubishi.

Sainz, Alphand, Peterhansel e Miller...

É este o comboio que lidera a etapa de hoje com Sousa já um pouco distante. Mas falta tanto..., para terminar a prova nos autos.

Hélder Rodrigues é 11ª em CP2...

...perdendo apenas quinze minutos para Coma.
Mais em breve...

VW perde o dakar?

Estava assim o top 5 no final do dia de ontem:

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia
1 301 DE VILLIERS (AFS)
VON ZITZEWITZ (ALL) VOLKSWAGEN 27:35:53 00:00:00
2 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 28:07:06 00:31:13
3 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 28:18:57 00:43:04
4 303 SAINZ (ESP)
PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 28:41:44 01:05:51
5 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 29:20:07 01:44:14

Com De Villiers de fora destas contas e Sainz a ganhar 7 minutos a Alphand e 10 ao Peter não vejo onde a VW perdeu o Dakar!!!
Recorde-se que já hoje Peterhansel esteve mais de dez minutos parado. As embraiagens Japonesas têm dado muitas dores de cabeça...
Ao rubro, está a prova!!!

Nona etapa

O fim do sonho para De Villiers com um principio de incêndio no seu VW. Muitos carros ardem no Dakar deste ano…
Sousa foi quarto em CP1. Ou seja resolveu o problema bicudo no cárter do seu carro. Sainz lidera mas no fim da etapa de hoje a liderança (e a vitoria no rali?) deve fixar para Peterhansel.
Nas motos Coma mantem a insolência e contínua a ganhar terreno. Hélder foi nono em CP1 mas ainda não passou em cp2.
Mais em breve…

BRAVO!!!

A nossa camionista já chegou ao bivouac, em vigésimo segundo entrando para o TOP-20 da geral. Também chegaram Bernardo Vilar e Leal dos Santos que fez uma etapa valente para quem vai a solo, falando assim ao infordesporto.pt:

"Foi uma etapa duríssima. Sozinho no carro a minha grande preocupação e evitar atascar porque, se já é difícil para dois, para um é uma tarefa titânica. Utilizei toda a minha astúcia para ultrapassar os primeiros obstáculos que me fora surgindo e percebi que me estava a safar muito bem, pela quantidade de carros que ia deixando para trás. Mesmo assim parei dúzias de vezes, para vazar ou encher os pneus, conforme recomendavam as situações. Nisso nunca facilitei. Já na parte final da etapa, quando encostei para deixar passar um concorrente acabei por ficar preso num monte de areia e perdi alguns minutos que já não estavam no programa. Estou muito satisfeito por ter sido o segundo dos portugueses, porque isso só vem provar que tenho razão quando digo que não estou cá só para ganhar a Categoria Solo", salientou Ricardo Leal dos Santos, à chegada a Tichit, no final da primeira metade da etapa maratona que terminará amanhã em Nema.

14 janeiro 2007

E para segunda-feira mais quinhentinhos...

...com muita areia, pedra e até zonas classificadas de trial. Ainda vai acontecer muita coisa neste Dakar...

Barbosa, enfim, chegou!!!

Perdeu cinco horas e caiu para o vigésimo quinto posto...

Carlos Sousa azarado na oitava etapa do Dakar

O final da primeira metade da prova e o início da segunda não têm corrido da melhor forma a Carlos Sousa. Depois da polémica toda de sexta-feira, a dupla do Lagos Team, Carlos Sousa e Andreas Schulz não tiveram a sorte do seu lado.
Um furo, um atascanço e ainda o cárter partido viria a ditar um resultado aquém das expectativas do piloto português. A dupla luso-germânica teve que se contentar com o 10º lugar na etapa, e mantém a nona posição.
Com o seu Volkswagen Race Touareg a precisar de assistência, Carlos Sousa terá ainda mais, a tarefa dificultada, uma vez que a etapa de hoje, é etapa maratona ou seja, sem assistência. Mesmo assim, o piloto do Lagos Team está confiante que conseguirão solucionar o problema, para amanhã estarem novamente em acção e com a sua máquina operacional.
O dia de hoje começou com um furo que Carlos Sousa e o seu navegador, Andy Schulz rapidamente o solucionaram: “Mas, mais à frente viria um atascanço que nos fez perder demasiado tempo. Como se não bastasse, acabámos por embater com o cárter numa pedra. E a perda de óleo passou a ser uma constante”, começou por explicar.
A partir desta altura, o piloto de Almada teve que fazer uma gestão do andamento indo sistematicamente, colocando óleo para garantir chegar ao final da especial: “Foi muito complicado e perdemos muito tempo. Tivemos que parar por diversas vezes para repor o óleo, para além, de termos tido de abrandar bastante o nosso ritmo. E isso é bem visível na classificação. Agora só esperamos conseguir solucionar o problema para a etapa de amanhã”, explicou.
As etapas na Mauritânia, estão a revelar-se bastante difíceis para o Lagos Team, no entanto Carlos Sousa e Andreas Schulz, mesmo sabendo das dificuldades que os esperam, estão confiantes: “Numa prova como esta tudo pode acontecer. E nós, somos a prova real disso. Por isso, o rali só termina em Dakar e até lá, tudo pode mudar. Vamos continuar a dar o nosso melhor”, concluiu o piloto que comanda o carro com o número 313.



onte: autosport.pt

De Villiers vence etapa...

...e ganha mais terreno aos Mitsubishi. Sainz deve perder mais de meia hora e Sousa mais de... hora e meia, não tendo ainda chegado ao fim da etapa.
Nas motos Rodrigues perde uma hora para Coma mas é oitavo na geral e lider das 450cc.
Biachi Prata tambem fez uma excelente etapa e deve subir varios lugares na geral.
Enfim..., hoje uma etapa a serio!

Coma vence e arrasa concorrência...

dando mais dez minutos a Despres. A etapa está a ser muito lenta. Coma demorou quase oito horas para fazer os quase 600 quilometros da especial.
Temos de ter paciência e esperar calmamente pelos resultados...

Sousa esteve parado entes de CP2...

...mas já retomou o andamento apesar de ter perdido mais alguns minutos.

Sainz pode estar fora da luta pela vitória...

...pois perde mais de meia hora para o lider De Villiers. Nas moto Esteve Pujol parte a caixa. Coma é um vencedor antecipado e Rodrigues perde quase uma hora para o lider.
Quanto a Sousa chegam de novo informações contraditórias..., parece estar de novo atrasado. Esperemos que não se confirmem...

Oitava etapa

Para já..., Ruben Faria volta a destruir o seu motor e está parado em CP1. Ainda nas motos Coma lidera com arrogancia e Rodrigues vem um pouco atrasado por se ter perdido logo no inicio da etapa.
Nos automoveis, Villiers comanda. A Mitsubishi não consegue recuperar o tempo que tem em atraso e Sousa faz uma etapa insolente, sendo mesmo - neste momento - candidato à vitoria na mesma. Como Masuoka perdeu muito tempo no inicio da especial com a sua embraiagem, Sousa até poderá subir um lugar à geral ou pelo menos reduzir muito o gap para o niponico.
Mais em breve...

13 janeiro 2007

Aviso à navegação

Como qualquer bivouac, este tem uma estrutura frágil; construído em paredes de pano, um tecto sustentado por algumas estacas e um chão onde a areia se mistura com os coloridos tapetes. E tal como qualquer bivouac este é um lugar decente e leal.
Como tal os comentários ficam suspensos por tempo indeterminado.
Aos mais enervados recomenda-se que vão tomar um chá ao deserto. Refresca, acalma e hidrata. Experimentem. Vão gostar.

Tempo de descanso, dia de rever a matéria dada

Na etapa de abaertura deste Lisboa-Dakar – obrigatório ver este vídeo.




O dois cavalos já fora de prova




Banhos de lama

Dia de descanso em Atar

A caravana do Dakar goza hoje em Atar um merecido dia de descanso. Marc Coma (KTM), nas motos, Giniel de Villiers (VW), nos automóveis e Hans Stacey (MAN) nos camiões são os comandantes das respectivas categorias. Hélder Rodrigues (Yamaha) em 8º lugar é o melhor representante luso.

Percorridos que estão 4499 quilómetros e faltando 4209 para efectuar até Dakar, a caravana da prova já perdeu uma parte significativa de participantes, mas a anulação dos derradeiros 150 quilómetros da 7ª etapa foram a tábua de salvação para muitas equipas.

Helder Oliveira, um dos participantes da edição de 2006, lembrava ontem o facto de ter sido exactamente na parte que foi anulada que foi obrigado a abandonar tendo lá ficado dois dias á espera de ajuda.
Entre os portugueses registam-se oito baixas:
José Henriques, Ricardo Pina, Pedro Oliveira e António Ventura nas motos
Adélio Machado, Madalena Antas, Rodrigo Amaral e Lino Carapeta nos automóveis


Fonte: infordesporto.pt

Balanço - Motos: Todos atrás de Coma

É possível que a luta dos motards tenha sido confiscada a todos os grandes pilotos em proveito de um mini-campeonato de Catalunha, cujos protagonistas são Marc Coma e Isidre Esteve, irmãos de sangue, mas representantes das duas equipas rivais da KTM.

O detentor do título, autor de uma temporada impressionante concluída com um título de campeão do mundo, continua a sua demonstração no rali. O golpe com que assomou os seus adversários na etapa de Ouarzazate e que lhe permitiu assumir o comando da prova e ganhar a sua segunda especial do ano, distanciando os mais rápidos do bando de quase trinta quilómetros, é uma prova evidente da margem de que ele dispõe. Mesmo se o avanço de 10’47’’ que tem de Esteve não tem nada de impressionante em termos absolutos, a impressão de facilidade que emana de Coma afecta seguramente o moral dos seus concorrentes.

Ora, o seu rival anunciado no início do rali, Cyril Despres, que é um fervente adepto do método Coué, persiste em acreditar numa reviravolta da situação. Como a litania de complicações mecânicas de que tem sido vítima desde a partida em Portugal parece estar a terminar, o seu horizonte poderia eventualmente ficar mais claro. O sua forma física e a sua etapa impressionante para Atar são provas disso. O seu atraso de cerca de 3 quartos de hora não o incomodam. Quando aos azuis, eles podem contar sempre com o trio Esteve-Casteu-Despres, emboscado, sempre à espera. Caso o Coma tenha um dia menos risonho...

Um pouco mais abaixo na hierarquia, há uma viva luta entre os pilotos de 450 cm3. O chileno Francisco Lopez, que perseguia David Frétigné na classificação específica das "pequenas" motos, aproveitou-se dos dissabores mecânicos em série do piloto de Villefranche-de-Rouergue para passar para o comando na véspera do dia descanso. Com o 7.º lugar na geral em Atar, o seu novo rival é Helder Rodrigues, que aliás venceu a segunda etapa portuguesa. Está a um minuto de “Chaleco” na classificação geral.

Merecem uma menção especial as "ladies" da categoria feminina, dominada por Ludivine Puy, que ocupa o 50º lugar na classificação geral. Para além da concorrência, elas apresentam sobretudo, neste dia de descanso, um balanço provisório de 100% de sucesso, com seis motards femininas na corrida. A classificação dos amadores é liderada por Helder Rodrigues, ao passo que na dos “malles motos”, ou seja os motards sem assistência, está à cabeça o checo Martin Macek.


fonte: dakar.com

VW domina, Mitsubishi espreita

Nenhum piloto da Mitsubishi ganhou nenhuma das sete etapas até á data disputadas. Este facto é tanto mais significativo quanto se junta a uma desvantagem significativa do trio de carros nipónicos que seguem atrás do duo da VW comandado por Giniel De Villiers.

Mas, verdade seja dita, ainda faltam três importantíssimas etapas, que podem alterar de um dia para o outro o cenário da corrida. A favor da equipa alemã joga a consistência que o sul africano, mas também Carlos Sainz, têm demonstrado. A equipa está todavia desequilibrada e se já se sabia que Mark Miller entrou na equipa por força da Red Bull americana o regresso de Ari Vatanen foi um completo fiasco. Carlos Sousa, de alguma forma inesperadamente, cotou-se como o verdadeiro terceiro piloto da equipa, que só quebrou na derradeira etapa antes do dia de descanso.

Retirado o “tampão” Carlos Sousa a Mitsubishi tem agora Stephane Peterhansel a 24m38s e Luc Alphand a 33m53s. Uma tarefa complicada que, disso estamos certos, nenhuma dos dois franceses dá como inacessível. Mas complicada será a tarefa de Hiroshi Masuoka que a mais de uma hora terá o papel de assistência rápida.
Os mais convictos nas qualidades da equipa nipónica poderão dizer que já deram meia hora de avanço aos alemães e que agora é que vai começar a corrida. Parece-nos todavia que a tarefa vai ser muito complicada e que vai haver festa não só na Alemanha como na África do Sul.

Excelentes corridas estão a fazer Jean Louis Schlesser e Robby Gordon.
O francês que se apresentou com apenas um carro, quase desprovido de patrocinadores, sem o apoio da Ford e sem que Servia, Magnaldi ou Saby tivessem conseguido reunir as verbas necessárias para lhe fazerem companhia, está a provar que ainda continua bem vivo e a fazer tudo para que haja uma marca que nele queira apostar.

O americano está para já a provar que não faltou à verdade quando disse, ao abandonar a edição de 2006, que iria regressar melhor preparado. O ter ganho uma etapa foi, para já, a cereja em cima de um bolo, que prima pela consistência. Houve um problema com os consumos mas que Gordon disse já ter sido ultrapassado.
A sua vitória numa etapa poderá ter sido altamente benéfica para o Dakar, já que a mítica prova africana tem alguma dificuldade em penetrar nos media americanos.

Entre o mau e o medíocre tem sido a prestação da BMW que já perdeu Chicherit e nunca conseguiu encontrar Jutta Kleinschmidt. Só o piloto do Qatar, Nasser Al Attiyah escapa com o seu sétimo lugar atrás de Schlesser. O polaco Krzysztof Holowczyc (Nissan) lidera entre os privados, ocupando um 11º lugar que talvez ainda esteja ao alcance de Miguel Barbosa. Entre os carros de Promoção o líder é Jun Mitsuhashi, como não poderia deixar de ser aos comandos de um Toyota.


Fonte: infordesporto.pt

Ainda a novela Sousa Vs. ASO

Finalmente vi as imagens televisivas, incluindo as palvaras de Andy Schullz.
Como podem ler aqui (link) a novela promete continuar amanhã, dia de descanso no Dakar. O que está dito está dito, o que foi escrito foi escrito, não interessa nada continuar a alimentar um episodio lamentavel. Para todos.
Voltando ao que interessa: em condições normais Sousa perdeu hoje qualquer hipotese de uma classificação digna neste Dakar. Para o ano há mais. Esta é a triste realidade que tanto enfurece os milhares de adeptos do piloto luso.

12 janeiro 2007

Jacinto com excelente etapa

Decima nona na etapa, vigésima segunda na geral. Entretanto Miguel Barbosa contou ao infordesport.pt como correu a etapa:
Naquela que foi até ao momento a etapa mais difícil do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho foi a equipa portuguesa mais rápida, tendo conseguido fazer frente a uma tempestade de areia que se assolou naquela zona da Mauritânia. Terminaram a especial na 23ª posição e subiram na classificação geral para 15º.

As condições adversas obrigaram a que a organização da prova encurtasse a etapa de hoje em 125 quilómetros. O piloto da Vodafone Liberty Seguros Team à chegada ao final da especial salientava as enormes dificuldades encontradas: “Estivemos sempre debaixo de areia. A tempestade não permitia visibilidade alguma. Foi muito difícil. Um verdadeiro pandemónio”, começou por referir.

"Todo o percurso foi feito com muita dificuldade, mas quando chegámos à zona das dunas tudo se complicou. Uma confusão geral. Para complicar ainda mais, furámos e perdemos algum tempo com isso, porque era extremamente difícil mudar o pneu naquelas condições. Ainda tive o azar de ficar atascado por duas vezes", continuo a explicar o jovem piloto lisboeta.

"Na zona das dunas ninguém se entendia, tal era o número de pilotos ali. Felizmente, com a ajuda da população local, consegui sair e continuar. A um ritmo baixo, porque não se via nada. Foi claramente a especial mais difícil que tivemos até agora", referiu o piloto do Proto Dessoude satisfeito com o comportamento do seu carro.

Mesmo assim, Miguel Barbosa viria a registar a melhor marca portuguesa, numa etapa recheada de problemas: "Fico contente. Penso que a nossa determinação e garra foi fundamental. Amanhã, é dia de descanso e espero recuperar as energias para o resto da prova", concluiu o piloto da Vodafone Liberty Seguros Team.

Vamos às contas do dia...

Mais uma grande etapa para os motocilistas lusos:
Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 002 DESPRES (FRA) KTM 04:30:42 00:00:00
2 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 04:33:28 00:02:46
3 008 CASTEU (FRA) KTM 04:35:18 00:04:36
4 003 SALA (ITA) KTM 04:39:29 00:08:47
5 004 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 04:41:44 00:11:02
6 001 COMA (ESP) KTM 04:43:04 00:12:22
7 023 VINTERS (LET) KTM 04:44:24 00:13:42
8 034 LOPEZ (CHI) HONDA 04:46:35 00:15:53
9 085 BETHYS (FRA) HONDA 04:50:05 00:19:23
10 010 RODRIGUES (POR) YAMAHA 04:53:33 00:22:51
15 033 GONCALVES (POR) HONDA 05:05:50 00:35:08
16 037 FARIA (POR) YAMAHA 05:07:17 00:36:35
25 045 BIANCHI PRATA (POR) YAMAHA 05:34:25 01:03:43
37 067 MATEUS (POR) KTM 05:51:19 01:20:37


Na geral

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 001 COMA (ESP) KTM 22:38:34 00:00:00
2 004 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 22:49:21 00:10:47
3 008 CASTEU (FRA) KTM 23:15:27 00:36:53
4 002 DESPRES (FRA) KTM 23:23:30 00:44:56
5 009 BLAIS (USA) KTM 23:44:45 01:06:11
6 003 SALA (ITA) KTM 24:08:02 01:29:28
7 034 LOPEZ (CHI) HONDA 24:09:17 01:30:43
8 010 RODRIGUES (POR) YAMAHA 24:13:31 01:34:57
9 006 ULLEVALSETER (NOR) KTM 24:14:40 01:36:06
10 014 VERHOEVEN (HOL) KTM 24:18:15 01:39:41 06:00
11 020 MARCHINI (FRA) YAMAHA 24:35:46 01:57:12
12 023 VINTERS (LET) KTM 24:54:48 02:16:14 03:00
13 016 CZACHOR (POL) KTM 25:02:38 02:24:04
14 033 GONCALVES (POR) HONDA 25:12:39 02:34:05
30 067 MATEUS (POR) KTM 28:05:24 05:26:50 50:00
47 045 BIANCHI PRATA (POR) YAMAHA 29:46:49 07:08:15 48:00
67 037 FARIA (POR) YAMAHA 31:38:25 08:59:51 01:05:00
90 171 CASTELA ALA MARTINS (POR) KTM 33:22:06 10:43:32 10:00


Autos - ETAPA

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 301 DE VILLIERS (AFS)
VON ZITZEWITZ (ALL) VOLKSWAGEN 04:00:46 00:00:00
2 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 04:03:32 00:02:46
3 303 SAINZ (ESP)
PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 04:05:36 00:04:50
4 306 MASUOKA (JAP)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 04:11:04 00:10:18
5 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 04:12:30 00:11:44
6 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 04:13:55 00:13:09
7 329 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) NISSAN 04:38:07 00:37:21
8 368 ERRANDONEA (FRA)
GARCIN (FRA) BUGGY 04:39:31 00:38:45
9 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLES-FORD-RAID 04:47:16 00:46:30
10 377 THOMASSE (FRA)
LARROQUE (FRA) BUGGY 04:50:20 00:49:34
11 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (AFS) VOLKSWAGEN 04:59:43 00:58:57
12 318 HENRARD (BEL)
BECUE (BEL) VOLKSWAGEN 05:19:59 01:19:13
13 320 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 05:23:23 01:22:37
14 345 BELMONDO (FRA)
LENEVEU (FRA) NISSAN 05:28:49 01:28:03
15 314 MONTERDE (ESP)
LURQUIN (BEL) BMW 05:29:01 01:28:15
16 335 PATISSIER (FRA)
DELLI - ZOTTI (FRA) BUGGY 05:31:06 01:30:20
23 323 BARBOSA (POR)
RAMALHO (POR) PROTO 05:45:52 01:45:06
42 313 SOUSA (POR)
SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 06:28:20 02:27:34
50 415 VILAR (POR)
GAMEIRO (POR) NISSAN 06:42:45 02:41:59
58 375 MARQUES (POR)
BENEDI (POR) TOYOTA 07:15:11 03:14:25


GERAL

Pos. Num. Nombre Marca Tempos Differencia Penalidad
1 301 DE VILLIERS (AFS)
VON ZITZEWITZ (ALL) VOLKSWAGEN 20:04:01 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 20:05:40 00:01:39
3 302 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) MITSUBISHI 20:28:39 00:24:38
4 300 ALPHAND (FRA)
PICARD (FRA) MITSUBISHI 20:37:54 00:33:53
5 306 MASUOKA (JAP)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 21:15:31 01:11:30
6 310 SCHLESSER (FRA)
DEBRON (FRA) SCHLES-FORD-RAID 21:16:10 01:12:09
7 309 AL ATTIYAH (QAT)
GUEHENNEC (FRA) BMW 21:36:06 01:32:05 03:00
8 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (AFS) VOLKSWAGEN 21:54:40 01:50:39
9 313 SOUSA (POR)
SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 22:42:27 02:38:26

10 314 MONTERDE (ESP)
LURQUIN (BEL) BMW 24:07:52 04:03:51
11 329 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) NISSAN 24:17:33 04:13:32
12 318 HENRARD (BEL)
BECUE (BEL) VOLKSWAGEN 24:26:37 04:22:36
13 368 ERRANDONEA (FRA)
GARCIN (FRA) BUGGY 24:58:34 04:54:33
14 377 THOMASSE (FRA)
LARROQUE (FRA) BUGGY 25:11:04 05:07:03 33:00
15 323 BARBOSA (POR)
RAMALHO (POR) PROTO 25:11:52 05:07:51

16 320 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 25:12:34 05:08:33 13:00
17 328 VIGOUROUX (FRA)
WINOCQ (FRA) CHEVROLET 25:20:29 05:16:28
18 319 MULLER (FRA)
METGE (FRA) BUGGY 26:11:38 06:07:37
19 336 ORIOLI (ITA)
ROSOLEN (ITA) ISUZU 26:12:29 06:08:28
20 403 GIBON (FRA)
GIBON (FRA) BOWLER 26:13:45 06:09:44 13:00

Actualizado uma vez mais…

…o post de bestial a besta.

Ainda bem que amanhã é dia de descanso…

…pois hoje tudo correu mal. Etapa encurtada pelo mau tempo, classificações que nunca mais chegam, noticias a conta gotas, a atitude de Sousa que agora parece querer reparar o irreparável. O sitio oficial já lhe chama novela…
Subestimamos o deserto. Mas o Sahara, actualmente, é o verdadeiro fim do mundo.
Todos ansiamos pelo rest day.

De bestial a besta

Nunca gramei o Carlos Sousa. Cagança e pedantismo nunca lhe faltaram ao contrário de lentidão e coragem para arriscar quando devia.
Hoje a notícia do dia em todo o mundo será a sua rebeldia idiota ao ter abandonado seu navegador em pleno deserto devido a um putativo erro de navegação daquele. Atitude inédita em quase trinta anos de gloriosoas etapas Dakarianas.
Sousa não foi homem para suportar a pressão da luta pela vitória na grande prova do deserto e portou-se como um menino mimado a quem os paizinhos dão pópós para estragar em estradas de mau piso. Nitidamente não sabe o que um patrocínio custa a ganhar.
Sousa só merece um destino imediato: a desqualificação!
Mas mediatamente merece mais: ser ignorado.

ACTUALIZAÇÃO: Entretanto Sousa arrependeu-se, e muito tempo depois recuperou o seu co-piloto. Aconteça o que acontecer a prova - e talvez não só – acabou para ele. Até tenho vergonha de ver as imagens logo à noite.

ACTUALIZAÇÃO 2: Corre uma nova versão apadrinhada pelos jornalistas da RTP e TSF que acompanham a prova: Tudo não terá passado de um mal entendido, Sousa nunca abandonou o navegador este é que se desorientou. O site oficial mantem a sua versão e o epíteto “novela”. Enfim.

ACTUALIZAÇÃO 3: O teatro chegou hoje ao maior rali do mundo. Actores de Luxo: Carlos Sousa e organização da prova; Palco magnifico: o esplendor das dunas Mauritanas. Efeitos especiais bem reais: vento e areia por todo o lado, servidores informáticos congestionados. Argumento: uma história em que nunca se vão os verdadeiros contornos. Já ouvi as palavras de Sousa quando chegou a Atar na TSF. Está tudo por explicar. Factos: Sousa, uma vez mais e desta feita com condições de top, perde a possibilidade de fazer uma boa classificação no mítico Dakar.
Uma última nota: foi preciso aparecer uma “novela” como lhe chamou a organização para a caixa de comentários deste blogue funcionar em pleno. Em blogue em que eu escreva nada se apaga. Nem post´s nem comentários de merda, sempre escudados pelo confortável anonimato. Sirvam-se, são todos bem vindos. Como sempre!

A confirmação no eurosport.com

Para nossa vergonha, vai ser a noticia do dia!!!

BIG NEWS! Carlos Sousa, stuck for ages in a dune it seems, has left his co-pilot Andreas Schulz in the desert! Schulz has been attempting to locate the furious Portuguese for 45 minutes!

O fim!!!

A ser verdade esta noticia Sousa estragou tudo: Grosse colère pour Sousa...
Après avoir perdu de nombreuses minutes, planté dans une dune, le pilote portugais Carlos Sousa, furieux contre son copilote Andreas Schulz, est reparti sans l’attendre. Le copilote allemand cherche désormais son pilote et sa voiture depuis près de 45 minutes.

Não quero acreditar que Sousa abandonou o seu navegador no meio do deserto, isso seria estupidamente inedito. Uma bestialidade!!!

Sousa continua sem chegar ao fim...

1 G.de Villiers (RSA) 04:00:46
2 S.Peterhansel (FRA) 04:03:32 00:02:46
3 C.Sainz (ESP) 04:05:36 00:04:50
4 H.Masuoka (JPN) 04:08:31 00:07:45
5 N.Al Attiyah (QAT) 04:09:58 00:09:12
6 L.Alphand (FRA) 04:11:22 00:10:36

O vencedor nas motas da etapa de ontem está fora da corrida devido a acidente onde partiu um braço. Assim, Rodrigues deve subir mais um ligar na geral

Problemas no blogger…

…não nos deixaram aceder à pagina da edição e consequentemente acompanhar esta etapa em condições. Lamentamos.
De Viliers ganha a etapa e é o novo líder. Sousa está atrasado e ainda não chegou ao fim da especial o que lhe custará lugares na geral.

Classificação da setima etapa nas motos - não oficial

1 C.Despres (FRA) 04:29:04
2 P.Ullevalseter (NOR) 04:31:47 00:02:43
3 D.Casteu (FRA) 04:33:42 00:04:38
4 G.Sala (ITA) 04:37:54 00:08:50
5 M.Coma (ESP) 04:41:32 00:12:28
6 J.VINTERS (LAT) 04:42:48 00:13:44
7 F.LOPEZ (CHI) 04:45:00 00:15:56
8 T.Bethys (FRA) 04:48:30 00:19:26
9 H.Rodrigues (POR) 04:51:56 00:22:52
10 F.Planet (FRA) 04:57:42 00:28:38

Sétima etapa

Etapa encurtada em mais de cem quilómetros devido ao mau tempo. Nas motos muita gente perdida incluindo Rodrigues, Despres lidera. Nos autos problemas para Roma, Peterhansel líder. Desistências de Lino Carapeta e do mais novo dos De Rooy.
Mais em breve…

Tugas dixit, ontem no fim da sexta etapa

MOTOS

14º Ruben Faria (Yamaha) em 04:01:05/ 97º da geral em 26h31m08s

"Durante a manhã, houve uma tempestade de areia, seguida de chuva com ventos muitos fortes e eu nesse preciso momento tive o azar de ficar sem gasolina e caí. A cinco quilómetros do primeiro controlo de passagem rebentei com as suspensões e voltei a cair. A moto ficou mal tratada e fiz os restantes 200 quilómetros com um andamento mais cauteloso, até porque as dores na anca, devido à queda, começaram a ser intensas."

19º Paulo Gonçalves (HONDA) em 4h05m32s / 17º da geral 20h06m49s

"Foi uma Etapa positiva e sem problemas de maior, isto apesar de ter sido a tirada mais longa deste Dakar 2007. O mais difícil foram os muitos quilómetros que tivemos de fazer por zonas muito pedregosas e facto de termos encontrado os primeiros troço de erva de camelo."

45º Nuno Mateus (KTM) em 4h33m18s/ 34º da geral em 22h14m05s

"Fui surpreendido pela chuva logo no troço de ligação. Uma coisa que nunca tinha visto. Tinha saído com pastilhas de travão para piso seco o que fez com que ficasse sem travão traseiro logo desde cedo"

AUTOMÓVEIS

7º Carlos Sousa/Andreas Shulz (VW) em 3h09m00s / 3º da geral em 16h14m07s

"É muito importante para nós conseguirmos manter o terceiro lugar à chegada à Mauritânia. Penso que assim, estaremos em condições de continuar a fazer um bom Dakar. Era uma etapa muito longa e as condições do estado do tempo surpreenderam-nos a todos. Mais uma vez, o carro esteve perfeito. Não cometemos erros e tudo correu dentro da normalidade",

16º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 3h31m36s / 17º da geral em 19h26m00s

"Tenho vindo, todos os dias, a procurar dar o máximo para alcançar o meu objectivo de terminar a prova em Dakar perto dos 10 primeiros. Parece-me que depois de todos os infortúnios dos últimos dias, finalmente começo, passo a passo, a subir posições. Claro que estou satisfeito e só espero poder continuar assim, sem problemas no carro e a recuperar as posições perdidas"

51º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 4h21m36s / 38º da geral em 21h13m54s

"Tivemos dois furos e a suspensão traseira quase não existiu. Vamos ter de mudar para molas mais rijas. Estamos a andar com muito gasóleo e com os três pneus sobresselentes e esse peso cansou os amortecedores. Vamos já fazer isso porque parece-me que vamos ter algum trabalho no carro do Nuno. Felizmente que, em relação ao Riamburgo, tudo correu pelo melhor depois do acidente de ontem. Acabou por fazer uma excelente etapa para que é um estreante"

55º Bernardo Villar/ Pedro Gameiro (NISSAN) em 4h25m45s / 118º da geral em 42h32m40s

"A etapa era muito longa, pelo que estou bastante cansado. Ontem resolvemos todos os problemas de suspensão que aconteceram e rodámos com um ritmo bastante consistente, para não danificarmos a mecânica. Acho que estamos a cumprir à risca os nossos objectivos e estou bastante contente pela forma como a etapa decorreu. O Dakar só agora vai começar verdadeiramente com as etapas da Mauritânia e acho que estamos preparados para as enfrentar..."

59º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 4h35m28s/ 108º da geral em 37h47m27s

"Foi uma etapa onde apanhámos muita lama, ainda assim rolámos sempre muito bem. Fizemos muitas ultrapassagens a concorrentes mais lentos, mas também não tivemos dificuldades nesta matéria. Seja como for, neste momento o que mais nos interessa é terminar as etapas sem problemas e ganhar o máximo de posições à geral. Depois dos problemas que tivemos até deixarmos Marrocos não podemos pensar em outra coisa que não chegar ao Lago Rosa. Tudo o que vier por acréscimo será positivo."

68º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 4h43m37s / 59º da geral em 24h04m10s

"Foi uma etapa muito sofrida. Era dia de se andar muito depressa – um dia excelente para os buggys – e eu não sentia estabilidade nenhuma no meu Mitsubishi. Passa-se algo com a suspensão traseira, que esta noite temos de detectar e rectificar. Todavia, o pior aconteceu ainda antes de a etapa começar. Quase não consegui dormir. Tinha mais pó dentro da tenda e do saco cama, do que aquele que, habitualmente, tenho dentro do carro. De manhã, tive muita dificuldade em manter-me acordado na ligação. Parei para fazer um café, na máquina que transporto no carro e só saiu café frio. Foi Ice Cofee."

Rodrigo Amaral/ Duarte Amaral (BOWLER)

"Estávamos a andar bem quando começamos a ter problemas eléctricos, que, em última análise, resultaram num curto-circuito. Ainda tentamos que um camião nos ajudasse, mas foi em vão. Não temos corrente. Vamos ser rebocados e esperamos conseguir continuar em prova"

CAMIÕES

39º Elisabete Jacinto/ Álvaro Velhinho/ Rui Porelo (MAN) em 5h57m49s / 30º da geral em 27h21m53s

"A tradicional etapa de entrada na Mauritânia não teve, desta vez, o sector selectivo a começar logo a seguir à passagem do muro. A ligação de Tan Tan até ao controle de partida acabou por ser muito longa e parti já depois da hora de almoço. Foi uma especial calma e sossegada, feita num ritmo certinho, mas rápido, onde fomos mantendo a nossa posição relativa nos camiões. O pior acabou por ser a noite e a manhã, com um forte temporal a levar a tenda da organização e a obrigar-nos a tomar o pequeno almoço à chuva. Amanhã já vamos partir misturados com os carros e ao que sei apenas cem carros vão partir à minha frente"


Fonte: infordesporto.pt