29 dezembro 2005

Já começou o Lisboa Dakar (III)

Selecção de textos recolhidos do sitio oficial em www.dakar.com

Sejam bem-vindos ao segundo dia de verificações do Euromilhões Lisboa-Dakar. Diversos grandes nomes deverão comparecer ao Centro Cultural de Belém, onde exames técnicos e administrativos serão efectuados em mais de 250 veículos. Na categoria moto, quase todos os favoritos são aguardados. Os pilotos da KTM-Repsol retornam após passar pela parte administrativa da verificação e a pedir mais um dia para preparar suas motos. Haverá bastante laranja, mas azul deverá ser a cor do momento, com a armada KTM-Gauloises e seu atual campeão Cyril Despres (KTM – n°1), que este ano guiará ao lado do espanhol Isidre Esteve. A respeito da corrida de automóveis, todos os olhos estarão na equipa Volkswagen e o seu novíssimo Race Touareg II. Todos os cinco pilotos (Kleinschmidt, Sainz, Saby, De Villiers, Miller) irão testemunhar o que promete ser uma recepção muito calorosa. Por fim, na categoria camião, o campeão da edição anterior Firdaus Kabirov (KAM – n°500) irá apresentar a sua máquina Kamaz ao lado de seu companheiro de equipa e quatro vezes vencedor da prova, Vladimir Tchaguine (KAM – n°508). Os maiores rivais da equipa baseada na Rússia deverão ser as DAFs de pai e filho De Rooy, também aguardados hoje.


Charley Boorman não é exactamente um competidor como os outros. Filho do famoso realizador de cinema John Boorman (Excalibur, O Alfaiate do Panamá...), Charley já fez parte de uma longa expedição sobre motos ao redor do mundo, ao lado de seu amigo Ewan McGregor, que deu origem a um documentário e um livro chamados "Long Way Round". Desta vez, ele tem um projecto completamente diferente para o Dakar. A rede de televisão inglesa Sky decidiu seguir este novato durante o rali e criou uma equipa com o experiente piloto Simon Pavey, bem como um cameraman (Matthew Hall) que também competirá na prova. "Estou extasiado por finalmente poder participar da corrida. Sonhei com o Dakar por muitos anos sem de facto dedicar-me a fazê-lo. Agora, a apenas alguns dias da largada, estou ao mesmo tempo excitado e ansioso porque realmente compreendo o quão grande é este evento. Mas nos preparamos bem. Simon Pavey, que guiará comigo, tem muita experiência. Por isto, não existe motivo para que não cheguemos a Dakar. De qualquer maneira, estamos aqui para fazer o nosso melhor."


Robby Gordon: "Não estamos aqui para brincar"
Pelo segundo ano consecutivo, Robby Gordon irá participar do Dakar. Em sua primeira experiência, atrás do volante de uma Volkswagen Race Touareg, ele conquistou dois especiais e chegou ao Lago Rosa na 12ª colocação geral. Mas o americano tem um projecto totalmente novo desta vez: guiar um veículo Hummer com um motor GM. "Tive uma experiência óptima com a Volkswagen no ano passado e aprendi muito. Mas eu queria voltar com o meu próprio programa. Agora veremos o que irá acontecer, mas não sabemos exactamente o que esperar dos pilotos contra quem não competimos antes. De qualquer maneira, seja desta vez ou na próxima, queremos vencer esta corrida. Não estamos aqui para brincar."


Isabelle Patissier : "Um grande brinquedo"
Primeira mulher a vencer a Taça do Mundo na categoria produção em 2004, Isabelle Patissier parte este ano para um novo desafio: estar ao volante de um protótipo construído por seu co-piloto, Thierry Delli-Zotti. É um enorme buggy amarelo projetado a partir de uma Mitsubishi, que vem causando sensação no estacionamento. "A impressão que tenho é de ter um grande kart, de tão largo o veículo. Mas isto é um trunfo ao controlar o carro em grandes deslizamentos, onde o carro se comporta perfeitamente. É de facto um grande brinquedo, muito divertido de guiar. Seu único defeito é a pequenez do cockpit, onde é necessária uma calçadeira para entrar, mas o essencial é ele estar terminado. Passamos algumas noites em claro para completar o automóvel. Agora nos resta brincar; a estrada é longa, mas estou realmente com pressa de partir", explica a ex-campeã do mundo de escalada, feliz por deixar a estrutura acolchoada da Nissan Dessoude para enfrentar um novo desafio.


René Metge: "Como correspondentes de guerra no Dakar"
Um pouco antes de enfrentar as tradicionais verificações, o veterano René Metge (NIS - n°416) parecia aproveitar o sol português com seu amigo e co-piloto Bernard Chevalier, repórter do jornal de desportos francês L’Equipe. Triplo vencedor do evento (1981, 1984 e 1986) e líder do rali um ano mais tarde, René retorna ao Dakar com a ambição de relatar as desventuras dos outros competidores através da pena de seu companheiro Bernard. "Lisboa é perfeita para a largada porque é uma cidade de grandes viajantes. Estou feliz em participar da corrida com Bernard dois anos depois de nossa primeira experiência, da qual temos excelentes lembranças mas que fomos forçados a abandonar a apenas duas etapas da chegada em Dakar. Além de ser um grande contador de histórias, Bernard é um óptimo navegador. Nosso objectivo é terminar entre os 50 primeiros todas as noites para podermos parar à beira da estrada e obter informações, como se fôssemos correspondentes de guerra no Dakar."


Gerard De Rooy: "Temos de facto uma boa chance"
Para o seu quarto Dakar, Gerard de Rooy, filho de Jan (vencedor em 1987), tem uma forte intenção de adicionar um triunfo ao já glorioso registro da sua família. No pódio da edição 2004, Gerard parece ser o maior rival a competir com os camiões russos da Kamaz. Ano passado, ele perdeu todas as esperanças de vitória após um acidente nas etapas iniciais do rali. "Estamos ansiosos para começar a corrida porque acreditamos ter boas chances de sucesso. Nossos novos camiões são diferentes daqueles que utilizamos no ano passado. Trabalhamos para torná-los mais confiáveis, especialmente no que diz respeito à suspensão, que nos deu trabalho em 2005. Os ’test drives’ que realizamos em junho no Marrocos e no início de dezembro em Château-Lastour foram muito promissores. Estamos portanto bastante confiantes, especialmente porque as novas regras de navegação podem nos ajudar..."