27 dezembro 2005

Um breve olhar sobre os pilotos Portugueses

Os pilotos Portugueses partem para o Lisboa Dakar com o aliciante de terem nas duas primeiras etapas o forte apoio do público Português que não se fará rogado em apoiar os "nossos" representantes na prova mais mediática do Todo o Terreno. Seja de automóvel, moto, quad ou camião, os pilotos Portugueses apresentam-se para o Dakar com grandes ambições. Fique a conhecer as expectativas e curiosidades de cada um.

Automóveis:

Na lista dos pilotos Portugueses o nome que mais se destaca é Carlos Sousa. Integrado numa equipa semi-oficial tem sobre ele os olhos dos Portugueses e a esperança de um lugar no pódio. Para conseguir o seu e "nosso" desejo, Carlos Sousa terá como aliado a Nissan Navara preparada pela Nismo e um enorme currículo no Todo o Terreno o que significa muita experiência, sempre necessária para enfrentar uma prova com a dureza como o Dakar.

A seguir surge Helder Oliveira, um piloto com muita experiência no Todo o Terreno tendo esta época disputado provas na Tunísia e em Marrocos, para além de ter escolhido o Dubai para testar para o Lisboa Dakar, para além disso terá ao seu dispor o mais competitivo dos Nissan Patrol GR da Promotech.

Miguel Barbosa, parte para o Lisboa Dakar, depois de conquistar o Título Nacional de Todo o Terreno com esperanças em fazer boa figura apostando numa atitude cautelosa de modo a cumprir os objectivos.

Pedro Gameiro também participou em diversas provas a nível internacional de modo a acumular experiência para conseguir chegar ao Lago Rosa. Depois de ter tomado contacto com a prova rainha de TT na última edição, Pedro Gameiro preparou a sua participação na corrida do deserto de forma bem diferente, usufruindo dos conhecimentos adquiridos na sua primeira participação.

O Campeão do Mundo de Quad's Ricardo Leal dos Santos, decidiu trocar o seu Quad por um Mitsubishi Pajero para chegar ao destino do Lisboa Dakar, refira-se como curiosidade o facto do Piloto Português participar a solo aumentando o coeficiente de aventura inerente ao Dakar.

Nuno Inocêncio e Francisco Inocêncio, integram a equipa Red Line Off Road Team, uma equipa erguida em território nacional, apostando em conseguir participar com sucesso no Lisboa-Dakar 2005 e afirmar que os portugueses também conseguem montar e gerir uma estrutura ao nível das melhores equipas privadas internacionais.

Bernardo Villar prepara-se para a sua 12ª edição do Dakar. Pelo terceiro ano consecutivo confia na fiabilidade e resistência do Nissan Patrol GR para o levar ao Senegal. O objectivo definido será um pouco ousado afirma, ou seja, ficar entre os 20 primeiros da classificação geral.

Paulo Marques é outro dos pilotos que renunciaram ao veículo com que se estrearam na aventura do Dakar passando a tentar alcançar o Lago Rosa aos comandos de um protótipo com mecânica Mitsubishi que o "Marquês" como é apelidado no mundo do desporto motorizado, espera, o possa levar até um bom resultado à chegada ao Lago Rosa.

Pedro Grancha teve um curso intensivo de mecânica para enfrentar a dureza que o Dakar apresenta. Ao volante de um Mitsubishi Pajero DiD, uma máquina que lhe permitiu manter-se entre os primeiros a nível nacional, mas que foi fundamentalmente concebida para as longas maratonas da Taça do Mundo, Pedro Grancha aspira a um resultado positivo no Lisboa Dakar.

Disputando o Lisboa-Dakar com o único Bowler Wildcat existente em Portugal, a dupla Lino Carapeta/Ricardo Cortiçadas, prometer vir a ser uma equipa em destaque nesta edição da mítica competição africana. De realçar que este automóvel terminou em 27º lugar na anterior edição do Dakar.

Inserido na comitiva dos Nissan, Rui Benedi parte cauteloso para o Lisboa Dakar para a sua segunda participação no Dakar.

Para Madalena Antas, "esta participação representa o concretizar de um sonho já bem antigo. Ir ao Dakar é a ambição de qualquer piloto TT e estou confiante de que vou conseguir concretizar o meu objectivo principal que é chegar ao fim da prova.

O piloto Açoriano, Carlos Medeiros tem como objectivo levar o seu Land Rover ao final. Objectivo que Luís Ferreira e Carlos Matos, ambos ao volante de Land Rover's Defender e representando o Clube 4X4 Rodas vai procurar atingir numa participação que se reveste de enorme espirito de aventura.

Motos:

Nas Motos, Rodrigo Amaral assume-se como o piloto Português mais experiente no Dakar. Com o objectivo de melhorar o 15º lugar conseguido em 2002 apenas receia os terrenos onde nunca rolou.

Depois de dar provas do seu virtuosismo no Enduro nacional, Paulo Gonçalves, tem agora a oportunidade de realizar um sonho antigo: integrar a caravana de pilotos que enfrentam esta mítica prova de Todo-o-Terreno em duas rodas e que conseguem chegar à capital do Senegal.

Hélder Rodrigues é mais uma estreia nos pisos Africanos do Dakar depois de ter sido sete vezes campeão de Enduro.

Três pilotos compõem uma equipa de seu nome "Só Paramos em Dakar", são eles Ruben Faria , Nuno Mateus e Ricardo Pina e como o nome da equipa indica, tudo vão tentar para parar apenas em Dakar.

Quad's

Nos Quad's, António Ventura é o que podemos chamar desportivamente de autêntico Aventureiro, pela forma como vai participar pela primeira vez no Lisboa-Dakar num Quad (Moto 4), sendo o único português nesta categoria. Será ele o primeiro concorrente a sair do "Palanque de partida", frente ao Mosteiro dos Jerónimos bem cedo no dia 31 de Dezembro, e também a "inaugurar" a primeira prova Especial do Dakar que se realiza no nosso País.

Camiões:

Na categoria dos Camiões, Elisabete Jacinto é figura incontornável nos veículos mais pesados presentes no Lisboa Dakar. Agora limitados a 160 km/h de velocidade máxima, Elisabete Jacinto reafirma a aposta de edições anteriores, chegar ao Senegal.


FONTE: iol