02 janeiro 2007

Hans Bekx: A desforra do banido


Hans Bekx e o regulamento não se entendem lá muito bem. Em 2005, entra ao ataque nas pistas africanas e está prestes a realizar a sua melhor prova dado encontra-se solidamente instalado no segundo lugar da geral antes da última etapa. Porém, num controlo de rotina em Dacar, os comissários desportivos encontram no seu camião três elementos não conformes com os regulamentos.
Consequência: o simpático empresário de Maria-Heide foi excluído da prova a 31 km apenas da linha de chegada! O competidor fulminou…

No ano passado, Hans Bekx apresentou-se à partida de Lisboa com um sumptuoso camião DAF. Após as verificações técnicas habituais, o seu camião, e com ele mais quatro, foi declarado não conforme na véspera da partida pelos comissários da corrida. Renunciando ao combate, após imensas discussões, os Holandeses, e os seus camiões, tiveram que retomar a auto-estrada de regresso à Holanda! O concorrente ficou novamente fulo de raiva…

Com efeito, Hans Bekx nutre uma verdadeira paixão pelo Dakar. Antigo patrocinador do motard Eric Verhoef, o Holandês descobriu o Dakar enquanto competidor em 1998 ao volante de um camião Ginaf de 560 CV. A sua primeira participação terminou em abandono a meio do percurso, mas acima de tudo permitiu que o empresário da área dos transportes contraísse o vírus e entendesse o que é necessário para ser competitivo nesta corrida. No entanto, foi insuficiente para chegar ao fim na sua segunda participação, no ano seguinte. O Holandês optou então por um ano de reflexão e desenvolveu um novo camião Ginaf de 700 CV. As modificações efectuadas permitiram-lhe atingir o Lago Rosa em 8.° lugar em 2001, o seu melhor resultado no rali, que igualou em 2004, depois de ter trocado o Ginaf por um DAF. Mas a mais bela proeza de Hans Bekx remonta talvez a 2005, o ano da sua primeira desqualificação. Nessa edição, o Holandês posicionou-se à partida como um dos adversários mais perigosos do Tsar Chagin, ganhando as duas primeiras especiais. Alcançaria uma 3ª vitória na 11ª etapa. Mas, quando o primeiro lugar já estava prometido a Kabirov, Hans Bekx foi desqualificado. Se acrescentarmos esta decepção à que teve no ano passado antes da partida inicial, escusado será dizer que, para o Dakar 2007, Hans Bekx transborda de energia e de entusiasmo. Espera aproximar-se dos primeiros lugares e, porque não, subir ao pódio. De qualquer forma, o Holandês não é supersticioso: este ano ainda, apresentará o mesmo camião nas verificações técnicas. A sua equipa e ele trabalharam todo o ano para se reconciliarem com os regulamentos e, sobretudo, reencontrarem o mais depressa possível as paisagens africanas.


Fonte: sitio oficial

Sem comentários: