03 janeiro 2007

Peterhansel: « Antes de mais, é necessário vencer os outros »

Oito vezes vencedor do Dakar (seis vezes em moto, duas vezes em automóvel), Stéphane Peterhansel não está, no entanto, ao abrigo das armadilhas do rali. Na última edição, o "canibal" da prova cedeu o primeiro lugar da classificação geral a Luc Alphand, a quatro dias da chegada a Dacar, quando, na verdade, tinha conseguido ultrapassar com denodo o “lamaçal” mouro com um confortável avanço sobre os seus rivais, tirando partido do seu vasto conhecimento das dunas e da navegação. Tudo isto foi causado por um encadeamento de circunstâncias de corrida desfavoráveis e, finalmente, por uma árvore da floresta guineense que se encontrava espantosamente a tapar-lhe a passagem.

Privilégio da experiência, o "Peter" aborda com filosofia o Dakar de 2007, que anuncia já um novo duelo com o seu companheiro de equipa Luc Alphand: «Antes de mais, é necessário vencer os outros e, principalmente, a Volkswagen. Depois, a concorrência individual será mais natural. Cada um de nós sabe que outros também podem vencer, mas isso é sadio». Os dois grandes favoritos deste ano parecem dispor de um trunfo essencial para cumprirem a sua primeira missão com a nova versão do Mitsubishi Pajero Evo, nome de código MPR 13: «Não é uma revolução em relação ao do ano passado, que era verdadeiramente eficaz, mas com este ganha-se mais fiabilidade e dá mais prazer a conduzir. É mais equilibrado, sobretudo nas curvas, dado a passagem nas curvas poder ser feita mais rapidamente», exprime Peterhansel.

Jean-Paul Cottret, que acompanhou "Peter" nos seus dois sucessos em 2004 e 2005, vê também um interesse directo nas transformações efectuadas no Pajero Evo: «Fez-se tudo para adaptar melhor o habitáculo. Para um co-piloto, é realmente importante poder sentir-se integrado no automóvel, e eu sinto efectivamente uma evolução nesse domínio». A primeira experiência do MPR 13 em competição foi muito curta no UAE Desert Challenge: um erro de pilotagem quebrou a direcção assistida. Peterhansel e Cottret têm agora a oportunidade de reparar esse erro entre Lisboa e Dacar.


Fonte: dakar.com

Sem comentários: