08 janeiro 2007

O que eles dizem...

...ao infordesporto.pt:

Motos

2º Ruben Faria (Yamaha) em 2h25m54s

"Estava muito convencido que tinha novamente condições para ganhar e era essa a minha postura hoje de manhã. Mas a queda, magoou-me o joelho direito e daí em diante, optei por uma condução mais cautelosa, até porque as dores eram muitas.

Este resultado pode até ser melhor no que respeita à classificativa de amanhã. Ser o primeiro em pista em Marrocos, como aconteceu o ano passado, pode não ser a melhor opção"

22º Paulo Gonçalves (HONDA) em 2h45m14s

"Ainda estou um bocado constipado, mas ao menos já não tive febre, o que me possibilitou rodar com maior concentração.

Algo que realmente era muito importante na Especial de hoje, pois tratava-se de uma tirada muito perigosa. De tal forma que um erro se podia traduzir quase sempre na queda por uma ravina.

Foi um resultado importante depois do que me aconteceu ontem. Consegui subir 17 posições na classificação geral, ocupando agora o 22º lugar, o que me deixa satisfeito."

55º João Nazareth (YAMAHA) em 2h58m31s

"A etapa de hoje era muito sinuosa. Tinha muitos perigos, mas estava particularmente bem marcada. Não houve motivos de percalço de maior.

Rapidamente consegui chegar ao piloto que ganhou ontem em quad e consegui passá-lo. Depois passei o resto da etapa sempre a ultrapassar motas.

Com o pó tive que ter cuidados redobrados para não correr riscos. De resto, penso que o objectivo foi cumprido que era sair de Portugal na frente dos quads."

113º Ricardo Pina (KTM) em 3h19m36s

"Foi uma classificativa escorregadia, encadeada e perigosa. Por isso, optei por uma condução segura. Como costumo dizer, não é tolerância zero, mas, risco zero.

O meu objectivo é chegar a Dakar, por isso quero fazer tudo com muita tranquilidade"

118º Nuno Mateus (KTM) em 3h22m13s

"Já tinha ultrapassado mais de 10 concorrentes quando o Frans Verhoeven, numa atitude menos própria de mau perder, me deu um toque. Caímos os dois desnecessariamente.

Estou muito chateado com o sucedido e acho mesmo que ele deveria ser desclassificado por uma atitude destas. Não se admite. Mas, o mais importante agora, é olhar em frente e pensar nas etapas africanas.

Penso que a minha moto se adapta melhor ao piso que vamos encontrar em Marrocos, por isso quero concentrar-me e procurar recuperar posições."

128º António Ventura (YAMAHA) em 03h25m45s

"Foi uma especial muito rápida e foi muito interessante faze-la. Correu muito bem. Passei imensas motas, como foi evidente o piso era perigoso para as motas.

Tive um pequeno problema técnico a dois quilómetros da chegada que me fez parar cerca de 20 minutos.

Fiquei sem motor de arranque, mas depois de reparado fui até à meta. Perdi alguns lugares na geral hoje, mas de resto tudo correu bem. Entramos em África bem classificados o que é bom."

AUTOMÓVEIS

1º Carlos Sousa/Andreas Shultz (VW) em 2h21m57s

"Foi uma etapa muito engraçada. Divertida de conduzir. Apesar de termos tido algumas dificuldades por sermos os primeiros na estrada, penso que andámos bem.

O piso estava demasiado escorregadio, mas mesmo assim, foi um troço isento de erros
.
O resultado de hoje coloca-nos numa boa posição de saída para a especial de amanhã. Penso que em Marrocos iremos manter a mesma performance que neste últimos dois dias.

Vamos atacar forte. Estou muito tranquilo e motivado."

15º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 2h35m36s

"Sabíamos que íamos ter muitas dificuldades, mas estávamos determinados em conseguir o melhor resultado possível.
E penso que conseguimos aquilo que queríamos.

Mesmo tendo o pó como principal adversário, fomos à medida que podíamos, fazendo ultrapassagens. E chegar ao final e perceber que recuperámos 12 lugares na classificação geral, deixa-nos de novo mais moralizados.

O mais complicado era passar os pilotos mais lentos.

Mas estava tão concentrado no meu trabalho que tudo correu bem. Houve alturas em que perdemos tempo, houve outras que tivemos mais sorte.

Hoje, o carro teve um comportamento fantástico e percebemos claramente o seu potencial. Espero que assim se mantenha"

40º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 2h56m24s

"Desta vez não houve qualquer percalço e entrei cheio de garra para a especial. Era um percurso muito do meu agrado.
Rápido, técnico, com bastante pilotagem. Infelizmente o gozo durou pouco mais de 10 quilómetros que foi quando alcancei o Nuno Inocêncio que partira à minha frente.

Ele também tinha outros concorrentes à sua frente e começou aí o calvário das ultrapassagens que me impediu de “curtir” esta belíssima especial. Para já, o balanço é bastante positivo.

Vou entrar em África junto com o grupo da frente e onde não há pilotos lentos. Espero por aí continuar. Estou em segundo da Categoria Solo e o Philippe Gache vai ser um 2osso muito duro de roer", mas vou tentar dar-lhe a volta."

42º Lino Carapeta/Ricardo Cortiçadas (Bowler Wildcat) em 2h59m06s

"Ao contrário da etapa de ontem esta era mais para os carros rápidos e era balizada por muito precipícios.

Não quis correr qualquer tipo de riscos e contive-me um bocado. A minha meta era sair de Portugal entre os setenta primeiros.

Estamos muito melhor classificados, há que ser cuidadoso. A partir de amanhã é que o verdadeiro Dakar começa. Estamos prontos para nos mantermos entre os primeiros e cheios de confiança na nossa máquina."

55º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 3h08m11s

"Partimos um bom bocado mais atrás do que o meu irmão mas viemos muito rápido. O carro está impecável e se não fossem as ultrapassagens poderia ter feito bastante melhor.

Passámos doze concorrentes mas desses houve quatro que nos complicaram um bocado a vida.

Entrar em África junto dos 30 primeiros é muito bom. Estamos nos 10 primeiros 4x4 convencionais privados e poderemos, sem riscos, fazer um pouco melhor."

76º Rodrigo Amaral/ Duarte Amaral (BOWLER) em 3h20m02s

"Foi um dia bastante positivo, numa etapa para rolar, com muito mais condução do que a da véspera, onde era mais importante ter cuidado onde se colocava o carro.

A especial de hoje foi muito mais a meu gosto, porque conheço muito bem o Algarve de aqui ter feito muitas provas de moto.

O único grande problema foi o pó, que mesmo após as passagens dos concorrentes se mantinha suspenso no ar. E isso comporta alguns riscos, pois não se viam alguns precipícios que existiam no percurso.

Mas tudo correu pelo melhor, conseguimos voltar a ganhar posições a alguns adversários. O nosso Bowler mostrou-se muito bem adaptado a este tipo de terreno, e isso explica o facto de voltarmos a ganhar mais algumas posições"

80º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 3h23m24s

"Hoje, felizmente, o dia correu-nos sem problemas. Conseguimos apresentar um ritmo mais forte e recuperámos algumas posições na classificação geral.

Tratou-se de uma tirada muito ao género do que encontramos na Baja Serras de Monchique, com zonas de grandes ravinas e onde a maior dificuldade que encontrámos foram alguns pilotos retardatários.

Tivemos de passar dez pilotos em pista, o que nos fez apanhar muito pó e usar de cautelas redobradas para não termos problemas. Ao fim ao cabo fizemos o que nos era pedido que era começar a recuperar.

Agora entramos em África um pouco melhor classificados e estou certo que já amanhã conseguiremos subir mais uns furos."

108º Adélio Machado/ Jean Louis Dronne (TOYOTA) em 3h52m11s

"A vitória entre os T2 foi a melhor resposta para os azares na etapa de ontem. As coisas correram normalmente, numa especial que está dentro dos padrões daquilo que todos esperam encontrar em Portugal.

Temos pistas espectaculares como a de hoje, e esta foi uma boa imagem daquilo que se pode fazer. Queremos subir o mais possível na classificação geral, embora conheça a dureza da prova e as dificuldades que vamos encontrar nas etapas africanas.

O Toyota está como novo, pronto para enfrentar todos os desafios e lutar pela melhor posição possível no agrupamento T2.

Estamos desejosos por entrar nos grandes espaços, pois julgo que esse é o grande objectivo de todos os que se inscrevem numa prova com as características do Dakar".

147º Mário Ferreira/ José Carlos Sousa (TOYOTA) em 9h20m14s

"A prova correu muito bem. A atrapalhar o andamento e as ultrapassagens, só mesmo o pó.

As zonas perigosas estavam muito bem marcadas e os trilhos bem traçados, tendo-se notado grande diferença, relativamente à etapa de ontem. Além da equipa, também o Toyota Land Cruiser teve um grande desempenho. Foi mesmo cinco estrelas!”

172º Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 15h03m46s

"Já no ano passado me aconteceu a mesma coisa. É pouca sorte começar o Dakar hipotecando, desde logo, um resultado desportivo.

Não era o mais importante, mas também contava.

Razão mais do que suficiente para nos virarmos para uma corrida sem mais falhas, de modo a rolarmos sempre em boas posições e sem stress.

A pista hoje era muito gira, mas cedo começámos a dobrar carros e só ultrapassámos pela certa, o que nos fez perder algum tempo."

CAMIÕES

42º Elisabete Jacinto/ Álvaro Velhinho/ Rui Porelo (MAN)

"Tive pena de não ter sido aberta aos camiões esta segunda etapa, até porque foi nas pistas da Serra de Monchique que me estreei em competições de todo o terreno auto e na altura gostei bastante de algumas partes do percurso.

Por outro lado o público tem sido incansável no seu apoio e gostava que lhes fosse proporcionada mais uma passagem dos camiões, que também fazem parte da caravana. Bem sei que não é fácil arranjar pistas para os nossos "monstrozinhos" mas valia a pena terem feito esse esforço.

Agora que vamos entrar em África, tudo se vai complicar um pouco mais, mas estou muito confiante. Amanhã ainda será um aperitivo, mas os 250 quilómetros de especial têm de ser encarados com muita atenção."

1 comentário:

vazdesign disse...

boas. em primeiro, parabens pelo o blog, está muito porreiro.
2º sera desta que os nossos portugueses vao mais alem?? esperemos bem que sim.
e ja agora sabes onde se podera ver na net alguma transmiçao da prova ou os resumos. desde que a rtp ficou com os direitos :P pelo menos a sic ainda dava uns resumos grandes depois do telejornal. e que nao tem tv por cabo :P
obrigado